O evento ocorrerá no formato híbrido, das 10h às 12h, sendo presencialmente, no auditório da Escola, em Brasília/DF, e virtual, pela plataforma Teams, com link que será divulgado em breve.
O encontro tem por objetivo refletir e discutir sobre as crescentes tendências de integração tecnológica pelas quais o Poder Judiciário brasileiro passa. A coordenação-geral do evento é da desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, diretora da Esmaf e do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão, coordenador da Reint1. Já a coordenação executiva é do juiz federal Rafael Leite Paulo e do juiz federal Ilan Presser, coordenador pedagógico da Esmaf.
No turno da manhã estão previstas palestras com os seguintes temas: Acesso à Justiça Digital: vencendo a exclusão, A realidade da Região Norte e a Transformação Digital do Poder Judiciário, Pontos de Inclusão Digital no Estado do Maranhão, Aspectos tecnológicos, a experiência prática e os desafios da Justiça Federal e O Judiciário na Sociedade Digital.
Já no período da tarde e com transmissão, ao vivo, pelo canal da Enfam no YouTube, o seminário abordará os temas: O Judiciário na Sociedade Digital, Liberdade de expressão, redes sociais e combate à desinformação, O Direito e a Transformação Digital, Cibersegurança e proteção de dados no sistema de justiça e Direito digital aplicado à atividade judicial.
Para saber mais informações e se inscrever para participar presencialmente do evento, basta enviar um e-mail para
esmaf@trf1.jus.br. Haverá emissão de certificados.
Essa matéria está associada ao ODS 4 (Educação de Qualidade) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).