30/04/19 15:22
Nos dias 11 e 12 de abril, a Seção Judiciária da Bahia promoveu o IX Encontro de Diretores de Secretaria, onde foram debatidos temas importantes relacionados a Planos de Logística Sustentável, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, bem como realizado debate acerca da restrição orçamentária que vem sendo imposta ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região em razão da crise econômica que assola o país.
Segundo a diretora de secretaria da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, Camila Sardagna, neste último caso, ficou clara a necessidade de colaboração de todos os envolvidos no sentido de minimizar o impacto na qualidade das atividades desenvolvidas na Seção e Subseções Judiciárias. “Iniciativas dessa natureza, além de promoverem a atualização profissional, possibilitam a troca de ideias e o engajamento de todos no alcance da missão do TRF 1ª Região que é ‘Garantir à sociedade uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva’.”
Confira mais depoimentos de alguns dos diretores que marcaram presença no encontro:
Fabrício Vampré, diretor do Núcleo de Gestão de Pessoas (NUCGP) - O IX Encontro de Diretores demonstrou novamente ser um momento único de capacitação na Seção Judiciária da Bahia. Após a impossibilidade de realização do evento em 2018, em decorrência do restrito orçamento para capacitação, a Direção do Foro e a Direção da SECAD priorizaram esse evento no plano de capacitação de 2019. Pela primeira vez participei do Encontro e pude presenciar a real e imensa importância desse evento para a condução dos trabalhos desta seccional. O objetivo do encontro foi reunir toda a alta gestão para debater temas importantes para o crescimento organizacional, discutindo os cenários e as tendências, destacando os desafios que cada gestor terá de superar para atingir a missão da Justiça Federal. Foram abordados temas na área de Sustentabilidade, Planejamento Estratégico, Gestão de Risco, Orçamento, Relacionamento Interpessoal e Gestão de Pessoas. Estamos passando por momentos turbulentos, quadros esvaziados e falta de recursos para investimentos. Ter líderes preparados para motivar suas equipes e desenvolver soluções criativas de baixo custo se tornou crucial para sobrevivência da organização. Agradeço a todos os Diretores presentes pela dedicação e entrega. Tivemos uma taxa de adesão de 90% dos diretores e esperamos contar com 100% no próximo ano. Aproveito a oportunidade para agradecer a equipe da SEDER/SETREC que tornou possível a realização desse evento.
Luiz Quaresma, diretor do Núcleo de Bem-Estar Social (NUBES) - “Como um dos responsáveis pelos Encontros anteriores, me sinto a vontade para dizer da excelência das Palestras, absolutamente veiculadas as propostas temáticas escolhidas, proferidas e um modo fácil, leve e de fácil absorção por um público quase na sua totalidade, bastante interessado e ávido por sugestões, críticas e sugestões de soluções. Ressalto ainda o entrosamento entre os pares, capital com interior, área meio e fim e destaco as palestras da ex servidora do TRF-1, Lúcia Beatriz Mendonça de Sá, que com sua experiência em neurolinguística e formação em coach, enfatizou das diversas inteligências, a atualmente mais festejada e bastante atrelada a gestão de pessoas, a inteligência relacional, essencial na condução de pessoas, forte ao se gerir equipes. Outrossim, enfatizo a pertinência da fala do Diretor do Nucgp, Fabricio Vampré, quando nos seus vários pontos tratados, deu destaque a retro colocada Inteligência Relacional, ao chamar a atenção dos colegas gestores da extrema obrigação de escutar, atentar para os colegas, ora geridos, a observação dos diversos tipos, inclusive mencionando a maravilhosa ferramenta do Eneagrama, como instrumentos que assessoram a condução daquele grupo que está sobre sua diretriz, ou seja, a real e imperiosa necessidade de ter e desenvolver a trazida e abordada Inteligência Relacional, juntamente, aí eu acrescento, com o caráter generalista, imprecindível na gestão de pessoas e, porque não, na gestão de nossas vidas. Que venham outros encontros!”
Marlene Pinho, diretora de secretaria da 7ª Vara - “Adorei a temática do Encontro de Diretores pautado sobre gerenciamento de riscos, pois funcionou como uma visão panorâmica dos problemas e desafios que a nossa administração enfrenta e terá de enfrentar nos próximos anos e, na condição de gestores, ficou claro o quanto é importante o nosso engajamento no processo de gestão para que possamos melhorar, cada vez mais, o nosso desempenho como unidade e, também, como parte integrante da administração geral.”