A juíza federal da 8ª Vara, Nilza Reis, foi homenageada na manhã da última segunda-feira (16), na Universidade Federal da Bahia. O evento, realizado pelo Conselho de Entidades da Faculdade de Direito da instituição, buscou valorizar os ensinamentos e o comprometimento da sua trajetória acadêmica, reunindo magistrados, como o juiz federal vice-diretor do Foro Dirley da Cunha Jr. e a juiza federal aposentada Mônica Aguiar, professores e alunos.
Na ocasião, aconteceu o lançamento do livro “Novos olhares do direito privado: em homenagem à professora Nilza Reis”, uma coletânea que reune artigos de dez estudantes que já puderam compartilhar conhecimentos com a professora e magistrada. Sua organização foi realizada pelos professores Gabriel Dias Marques da Cruz, Lázaro Alves Borges e Rodrigo Pacheco Pinto.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. A frase de Cora Coralina foi gravada na placa recebida pela juíza federal como forma de agradecimento e reconhecimento do trabalho desenvolvido.
“Eu desconhecia a homenagem, até que recebi a foto da capa do livro e uma mensagem informando sobre a coletânea que estava sendo feita com artigos dos meus alunos e me pediram para aceitar a homenagem. E eu respondi perguntando: como eu poderia recusar?”, ela contou.
Querida entre os alunos, a juíza explica que a amizade é o sentimento que baseia a sua relação pedagógica e se mostra lisonjeada com o carinho e a admiração recebida. “Drª Nilza, muito obrigada pelos ensinamentos, essa homenagem é mais que merecida”, diz uma das dedicatórias escrita por um aluno na coletânea.
Na apresentação do livro, são expostas as razões que levaram a escolher homenageá-la, dentre tantos outros professores. “Esta é uma forma de agradecimento a toda trajetória acadêmica num país ainda machista e preconceituoso, de mais uma mulher nordestina que dedicou sua vida aos estudos e a decisão de conflitos. Igualmente, a decisão passou por uma análise dentre os professores da UFBA, daqueles que investem diuturnamente em pesquisa, ensino e extensão. A mestra já formou diversas gerações que inclusive são seus colegas de profissão atualmente [...]”
Os autores dos artigos são: Fábio Sokolonski do Amaral, Iala Borges Souza, João Guilherme Almeida, Lázaro Alves Borges, Leonardo Caldeira Pereira, Leonardo Silva Paz, Pedro Cedraz Ramos, Rangel Evangelista Freitas, Rodrigo Pacheco Pinto e Tiago Almeida Alves.
Por Joyce Melo