A Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (Pop Rua Jud) foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução CNJ n° 425/2021 e o seu objetivo é abrir as portas da Justiça aos mais vulneráveis, possibilitando às¿pessoas em situação de rua o acesso à Justiça e serviços básicos, proporcionando um resgate de dignidade.
Neste sentido, o Núcleo de Apoio à Coordenação dos Juizados Especiais Federais (NUCOD) está cadastrando voluntários (servidores, colaboradores e estagiários) para esta primeira ação itinerante interinstitucional em Salvador. Além de ajudar o próximo, os participantes também terão a chance de conhecer todo o trabalho desenvolvido nesta força-tarefa, que incluirá pilares considerados centrais, como atendimento assistencial e de saúde; apoio à cidadania, com a expedição de documentos e o acesso à Justiça, com atendimento e orientações em questões trabalhistas, criminais e até relacionadas ao INSS, voltado a atender quem vive em situação de rua.
Como parte desta ação social, serão distribuídos roupas, agasalhos e artigos de higiene aos hipossuficientes. Colabore doando itens, sendo também um elo nesta corrente de solidariedade.
A ação contará com a participação de diversos órgãos e instituições como: Justiça Federal da Bahia, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública da Bahia, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Procuradoria de Direitos Humanos do MPF, INSS, Prefeitura Municipal de Salvador, Cidade da Luz, entre outros.
Os interessados em se voluntariarem para o
Pop Rua Jud Salvador¿podem encaminhar e-mail para
cojef-ba@trf1.jus.br ou ligar para
71 98643-7848 (Whats App) - responsável, Kleber Portela.
As doações de roupas, agasalhos e material de higiene poderão ser entregues no escritório da ASSERJUF, localizado no 1º subsolo (prédio anexo) ou para a servidora Altenir da Silva Carvalho, lotada na 13ª Vara Federal, que também está à disposição para realizar a coleta junto aos doadores, telefone de contato: 71 3617-9144.
Essa matéria está associada ao ODS 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).