Para falar sobre as obras de modernização nos sistemas de combate a incêndio que estão sendo realizadas nas instalações da Seção Judiciária da Bahia e nas Subseções de Feira de Santana e Jequié. A SEENG, sob a direção do Núcleo de Administração de Serviços Gerais (NUASG), está à frente de todos estes projetos, que foram autorizados pela Direção do Foro.
A Secretaria Administrativa (SECAD- SJBA) analisou a lista de demandas prioritárias apresentada pela SEENG. “A administração permitiu que os servidores da SEENG elegessem as obras prioritárias, das quais obtiveram predileção as relacionadas aos de sistemas de prevenção e combate a incêndio, além da correção dos mecanismos de degradação que futuramente implicassem em gastos ao erário como consequência de suas manifestações patológicas, como é o caso das obras de impermeabilização que degradam forros, pinturas, a própria estrutura de concreto armado etc.”, declarou o engenheiro Ricardo Sá.
Na SJBA, a obra de modernização consistiu em sanar os últimos problemas existentes no sistema de combate a incêndio, especificamente nas casas de bombas, com a substituição de registros e outros elementos de operação dos sistemas de hidrantes e sprinklers (chuveiros automáticos). Agora, ambos os sistemas se encontram em funcionamento normal, garantindo assim melhor estrutura e maior segurança de todo o corpo funcional desta Seccional. Importa destacar que, no prédio sede da SJBA existe um brigadista contratado, bem como equipe de brigada treinada sob o comando da Seção de Apoio a Polícia Judicial (SEPOL-SJBA).
Já nas instalações da Subseção de Feira de Santana, o sistema de hidrante precisou ser totalmente recuperado, incluindo ainda o refazimento de todo o pavimento térreo. Com o novo sistema automatizado, em caso de algum sinistro, todas as informações de operação serão transmitidas para os servidores do Administrativo e vigilantes. Ainda não existe na unidade uma brigada de incêndio, mas há previsão de formação futura. De acordo com a SEENG, o sistema se encontra apto para eventual uso e em funcionamento normal, o que garante a segurança de todos os magistrados, servidores, colaboradores, estagiários e jurisdicionados daquela Subseção.
Por fim, a Subseção Judiciária de Jequié também está com duas grandes obras em andamento: aplicação de um novo projeto para o sistema de prevenção e combate a incêndio, com sistema de detecção e alarme, sinalização de emergência e recuperação da rede hidráulica de hidrantes, tendo em vista que o sistema de detecção instalado durante a construção do prédio apresentava diversas falhas, devido aos vícios construtivos constatados. Este sistema está sendo totalmente refeito, com a completa substituição de todos os seus componentes, incluindo todo o cabeamento. Em relação ao sistema de hidrantes, o novo projeto está sendo executado por rede aérea, evitando assim problemas futuros, já que o solo no qual está implantada a Subseção Judiciária de Jequié mostrou-se bastante corrosivo, oxidando e inutilizando toda a tubulação subterrânea anteriormente instalada.
A outra obra consiste na realização de impermeabilização de reservatórios e terraços, necessária para a correção das manifestações patológicas relacionadas aos problemas de infiltração, recorrentes nas instalações do edifício sede da referida Subseção, em razão do esgotamento da vida útil dos materiais aplicados. Ambas as obras têm como objetivo a melhoria na estrutura e preservação do patrimônio público, além de promoverem maior segurança e conforto ao corpo funcional e aos jurisdicionados da SSJ de Jequié.
Essa matéria está associada ao ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).