Servidores oficiais de justiça da Seção Judiciária da Bahia (SJBA) e do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) participaram do 15º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF) e do 5º Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça Aposentados (ENOJAF). Neste ano, o evento contou com mais de 260 participantes do Brasil e de delegações do exterior (Bélgica, Argentina, Portugal) e foi realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, localizado na Estação das Docas, em Belém/PA.
O encontro teve o apoio da Direção do Foro da SJBA que autorizou o envio de duas oficiais de justiça desta Seccional, as servidoras Rúbia Meire Ferreira de Freitas e Taís de Almeida Espinheira Lins, ambas lotadas no Núcleo de Cumprimento de Mandados e Cartas Precatórias (NUMAN-SJBA).
Com o tema Conferência na Amazônia: Desafios, Perspectivas e Fronteiras do Oficial de Justiça, o 15º CONOJAF e 5º ENOJAP trataram de assuntos de extrema importância na atividade laboral do oficial de justiça, passando por tópicos como: a desjudicialização da execução, os desafios e práticas na contemporaneidade, como a utilização de drones nas diligências especiais de grande porte, os cuidados com a saúde mental e qualidade de vida destes servidores, entre outros relevantes assuntos.
Na oportunidade, foi divulgada a Carta de Belém, que reafirma a atenção dos oficiais de justiça contra as ameaças ao serviço público e à execução.
“Com a realização do congresso, os oficiais de justiça de diferentes realidades se encontraram, trocaram experiências, confessaram seus desafios e a partir daí, nasceram novas amizades por comungarem do mesmo ideal: levar a justiça aonde ela precisa chegar”, declarou a servidora Hêica Souza Amorim, presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais no Estado da Bahia (ASSOJAF/BA).
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).