O encontro on-line ocorrerá via plataforma Teams e abordará o tema
Povoamento da América e Desenvolvimento Regional: o exemplo transformador do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Para enriquecimento do tema e fomentação do debate, a convidada deste encontro será Dra. Niéde Guidon, graduada em História Natural pela Universidade de São Paulo (USP), Doutora em Pré-história e Pós-Doutora pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
Em 1978, Dra. Guidon integrou a Missão Arqueológica Franco-Brasileira, uma iniciativa do Museu de História Natural de Paris. No mesmo ano, ela e outros pesquisadores solicitaram ao governo brasileiro a criação de uma área protegida na região da Serra da Capivara. O Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 1979.
Em 1991, o Parque foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Como arqueóloga chefe, Dra. Guidon foi responsável pela preservação, desenvolvimento e gerenciamento dos projetos arqueológicos do Parque. Ela e seus colegas descobriram mais de 800 sítios pré-históricos, que contribuíram para esclarecer o processo de povoamento das Américas.
Dra. Guidon registrou mais de 35.000 imagens arqueológicas e publicou inúmeros artigos e livros. Para a promoção de pesquisas científicas e a conservação do valioso patrimônio natural e cultural do Parque e de seu entorno, Niède Guidon criou a Fundação do Homem Americano (Fundham), implementando com as comunidades locais arranjos produtivos que hoje impulsionam o desenvolvimento sustentável da Região, proporcionando a sua conservação e valorizando o patrimônio cultural e natural.