A recepção do Fórum Arx da Costa Tourinho, prédio dos Juizados Especiais Federais, recebeu recentemente a instalação de película protetora, devido à forte incidência da luz solar nas suas dependências. Fato que levou a Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia autorizar a contratação de empresa especializada para fornecimento e instalação de adesivo vinílico micro perfurado, com capacidade de bloqueio de 50% dos raios incidentes.
Dentre as justificativas para a realização da obra destaca-se que a incidência da luz solar, além de causar desconforto, pelo calor e luminosidade excessivos, aos servidores, colaboradores terceirizados e estagiários que trabalham na recepção do prédio, também provoca o desgaste das instalações.
Em vistorias realizadas pelo Núcleo de Administração de Serviços Gerais (NUASG) e pela Seção de Engenharia (SEENG) foi constatada a necessidade de um elemento que atenuasse ou mesmo bloqueasse a luz solar no balcão de atendimento da recepção do edifício Arx da Costa Tourinho (JEF1).
Após estudos de viabilidade técnica e orçamentária, a melhor solução apontada foi a colocação do adesivo vinílico micro perfurado, com a face colante preta e seu verso exposto branco. Segundo informação da empresa contratada, Soleil Brasil Aplicação de Películas LTDA, o material indicado reduz a incidência solar no balcão sem escurecer demasiadamente o ambiente, uma vez que este é praticamente iluminado pela luz natural.
A aplicação da película foi autorizada abrangendo uma área total de 85,33m².