O Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Seção Judiciária da Bahia (NucGE-SJBA) desenvolveu um painel de BI para um melhor acompanhamento e análise do grande volume de dados relativos aos indicadores de desempenho ambiental desta Seccional.
O uso do painel de Business Inteligence (BI) para monitoramento da sustentabilidade proporciona um gerenciamento mais ágil dos dados, e se constitui em um importante instrumento para auxiliar os tomadores de decisão, além de permitir uma maior transparência dos indicadores e ser potencialmente uma ferramenta de comunicação.
Por meio da visualização dos gráficos, os servidores poderão perceber que a conscientização socioambiental, que as mudanças de hábitos, também são responsáveis pelos resultados alcançados.
Os indicadores de apuração mensal são consumos e gastos com energia elétrica, água e esgoto, telefonia, papel, copos e água mineral. Os de apuração anual são referentes ao quadro de pessoal; área em m²; quantidade de equipamentos de impressão; negociação tarifária de energia elétrica e água e esgoto; destinação de resíduos eletroeletrônicos; de suprimentos de impressão; de pilhas e baterias; de lâmpadas e de saúde; gastos com reformas; com contratos de limpeza e de vigilância; quilometragem, consumo de combustível e gastos com veículos oficiais; ações e participações em qualidade de vida, em ações solidárias e em ações de capacitação e sensibilização em sustentabilidade.
Esses indicadores foram estabelecidos pela Resolução CNJ nº 400/2021, normativo que dispõe sobre a Política de Sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário.
O painel está disponível na Intranet e no site da Seção Judiciária, no caminho: institucional/sustentabilidade/painel de gestão socioambiental da SJBA.