15/06/16 16:53
A Seção Judiciária da Bahia realizou nesta segunda-feira, 13/6, a solenidade de apresentação da nova Diretoria do Foro para o biênio 2016/2018. O presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Hilton Queiroz, presidiu a cerimônia que empossou a juíza federal Cláudia Oliveira da Costa Tourinho Scarpa, titular da 4ª Vara, na função de diretora do Foro, e o juiz federal da 5ª Vara Dirley da Costa Jr. como vice-diretor do Foro (foto ao lado).
O auditório Ministro Dias Trindade ficou lotado de servidores, advogados, convidados, familiares dos novos dirigentes, mais de três dezenas de juízes federais da Seção Judiciária e Subseções, os representantes da Superintendência da Caixa Econômica Federal na Bahia Juscelino Campelo e Paulo Ritt, o representante da UFBA Frederico Cesário Castro além de outras autoridades. Também prestigiou o evento o desembargador federal aposentado Antônio Ezequiel da Silva, procuradores do INSS e da Receita Federal e representantes do comando da 6ª Região Militar.
Também compuseram a mesa de honra o ex-diretor do Foro, juiz federal Iran Esmeraldo Leite; o desembargador federal aposentado do TRF 1 Fernando da Costa Tourinho Neto; o procurador do Estado da Bahia Fernando José Silva Telles como representante do governador do Estado da Bahia; o procurador-chefe da República no Estado da Bahia Oliveiros Guanaes de Aguiar Filho; a defensora pública chefe da Defensoria Pública da União na Bahia Charlene da Silva Borges; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho Alberto Bastos Balazeiro; e o superintendente da Polícia Federal na Bahia Daniel Justo Madruga.
No início da solenidade, o Hino Nacional foi executado pela banda da 6ª Região Militar. Em seguida, o juiz federal Iran Esmeraldo Leite, em seu discurso de despedia da Direção do Foro, fez um balanço das principais ações da Adminstração durante seu biênio, agradecendo nominalmente os servidores que trabalharam ao seu lado auxiliando-o na tarefa.
Declarou o magistrado que “na Bahia, temos um quadro administrativo muito rico e prestativo e foi com a ajuda desse quadro de guerreiros que conduzimos, ao longo dessa jornada de dois anos, essa nau que é a Seção Judiciária da Bahia, uma das mais importantes da frota da Primeira Região que conduzimos”.
Agradeceu aos colegas magistrados pela colaboração de todos eles e pela compreensão de que a Direção do Foro não é um órgão isolado, mas uma composição de todos, que não funciona se não contar com o apoio e a atuação proativa de todos os juízes federais da Bahia.
Despediu-se na alegria de estar passando o cargo à colega Cláudia Scarpa declarando que a Seccional não poderia estar em melhores mãos. Finalizou sua fala parafraseando o discurso de posse do presidente do TRF 1: “Recolho as velas, lanço âncora, desembarco a tripulação já exaurida desses dois anos de mar bravio, para subir uma tripulação descansada e muito bem preparada, que possa conduzir ao longo desses dois anos mais essa nau de sua frota”.
Em seguida, foi feita a leitura dos atos de posse dos novos dirigentes pela diretora da SECAD Manuela Maciel, prestando ambos os empossados, o compromisso solene, prometendo desempenhar leal e honradamente as suas funções, respeitando a Constituição e as leis do Brasil.
A juíza federal Cláudia Scarpa, em seu discurso, lembrou da sua antiga relação com a nossa instituição ainda no tempo em que a sede se localizava no bairro da Piedade, local onde ela costumava ir nos finais de tarde aguardar seu pai, o então juiz federal Tourinho Neto, encerrar o expediente, despachando ao lado da ex-diretora de Secretaria, a servidora Maria do Carmo Gomar, “um ser humano incrível, uma profissional extremamente dedicada e comprometida que, em merecida homenagem, dá nome ao prédio anexo ao edifício sede”, declarou a magistrada que aprendeu na convivência com a “família” Justiça Federal, servidores, advogados, defensores, procuradores e juízes, a ser uma profissional comprometida e dedicada, desenvolvendo grande respeito e orgulho por nossa instituição.
Afirmou a juíza federal: “Posso dizer, sem falsa modéstia, que nós da Justiça Federal somos diferenciados e com todos os problemas que estamos enfrentando, não abrimos mão da qualidade e eficiência”. Complementou dizendo que assume a Direção do Foro com muita alegria mas também com muita preocupação e que tem a exata noção da importância e da responsabilidade das funções que assume. Afirmou também saber que não será uma tarefa fácil, mas, para compensar, dará o máximo de si, empenhando-se e dando continuidade ao ótimo trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores.
A magistrada refletiu sobre o fato de que sua gestão será exercida no meio de uma crise econômica e política que o país atravessa. Registrou que a Primeira Região tem no orçamento um déficit de R$ 40 milhões, o que tem levado a administração a cortes importantes como na energia elétrica com desligamentos de iluminação e de ar condicionado; “A fase que atravessamos será dificílima, sem recursos para implantar projetos que melhorariam nossa eficiência e com o quadro de pessoal que não mais satisfaz, mas a Justiça não pode ficar estática. Temos de ser criativos”. A magistrada mencionou uma série de boas práticas que foram adotadas ao longo dos últimos anos na nossa Seção Judiciária que demonstraram ser eficazes na otimização do trabalho e agilização do andamento dos processos.
Ao finalizar, a nova diretora do Foro lembrou a memória da recentemente falecida servidora Iolanda Dória que sempre será uma referência na Justiça Federal e agradeceu aos servidores diretores dos Núcleos que, ao lado da sua diretora da SECAD Manuela Maciel irão auxiliar grandemente sua gestão com sua experiência, preparo e comprometimento com a instituição. Agradeceu ainda ao magistrado que a precedeu e que se despede da DIREF, o juiz federal Iran Leite por ter realizado uma administração democrática e absolutamente impessoal visando ao interesse público e ao bem de todos, afirmando ainda contar com a indispensável colaboração do juiz federal Dirley da Cunha Jr como vice-diretor.
O presidente da Associação dos Servidores Joilton Pimenta entregou, em nome da ASSERJUF, uma orquídea ao ex-diretor do Foro e um buquê de flores à nova diretora do Foro.
O discurso do presidente do TRF 1 marcou o encerramento da cerimônia. O desembargador federal agradeceu à juíza federal diretora do Foro pela oportunidade de retornar à Bahia, sua terra, após muitos anos no TRF1, especialmente para a solenidade de sua posse.
Declarou: “O que nós queremos são resultados bons, resultados justos, resultados que concorram para a pacificação social. Então, a nossa palavra, a palavra da Presidência para a juíza federal Cláudia Scarpa e para o juiz federal Dirley da Cunha Jr. é que a Administração desta Seccional seja marcada efetivamente pelo esforço, pelo empenho de contribuir positivamente para a pacificação social do Brasil, mesmo das dificuldades inerentes no momento que estamos vivendo, mas com a certeza inabalável de que a esperança sempre pode produzir bons resultados”.
Ao final da cerimônia de posse dos novos dirigentes, a Associação dos Juízes Federais na Bahia - AJUFBA ofereceu um coquetel especial aos presentes.