O evento, que fez parte da programação especial no mês do Servidor Público, foi promovido pela Direção do Foro (DIREF), Secretaria Administrativa (SECAD), Núcleo de Gestão de Pessoas (NucGP) e Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Seção Judiciária da Bahia (CPEAMASD/SJBA).
Iniciando o evento, o diretor do NucGP, Fabrício Vampré de Oliveira Côrtes, destacou o êxito das atividades em celebração ao Mês do Servidor na SJBA e convidou todos para assistir à peça teatral Curso de (Di)gestão de Pessoas, encenada e dirigida pelo servidor da 20ª Vara Federal da SJBA, Valter Freitas, a ser realizada em duas edições: hoje e amanhã, 30 e 31/10, às 14h, no auditório desta Seccional.
A abertura oficial do evento ficou a cargo da presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Seção Judiciária da Bahia (CPEAMASD/SJBA), juíza federal titular da 23ª Vara, Sandra Lopes Santos de Carvalho, que deu as boas-vindas e saudou todos os presentes. Dra. Sandra Lopes agradeceu a participação de todos e todas nesta importante atividade, em especial agradeceu a presença da palestrante, destacando a relevância do tema para o corpo funcional da Justiça Federal da Bahia. Na oportunidade, a presidente da CPEAMASD/SJBA falou da representatividade e atuação da Comissão, instituída em 27/05/2021, por meio da Portaria SJBA-DIREF n° 129/2021, em conformidade com a Resolução CNJ n° 351/2020, alterada pela Resolução n° 413/2021.
A palestra foi ministrada por Paula Ferreira Caffé, graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Bahia e em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Cognitivo (WP).
Agradecendo o convite e as palavras de Dra. Sandra Lopes, a palestrante declarou sua satisfação em participar de uma atividade tão importante em comemoração ao Dia do Servidor, parabenizando a todos pela data.
Durante a palestra, foram trazidas algumas reflexões sobre os principais desafios para se identificar o assédio moral, sendo apresentados critérios definidores e as implicações do assédio na saúde psíquica. Neste sentido, Paula Caffé contextualizou sobre a saúde mental e a sua definição, sobre as habilidades que balizam as relações sociais e humanas e destacou a importância do autoconhecimento e do poder da informação para identificar e alertar sobre a existência de ambiente, prática ou situação favorável ao assédio moral. Ressaltou que a saúde mental se constrói também com comunicação, e a identificação do adoecimento e a busca por ajuda deve ser realizada o quanto antes, e pontuou ainda sobre questões relevantes que podem ajudar a mantê-la equilibrada. “Saúde mental se constrói com a parte da política de saúde pública, mas também da comunicação. Uma das primeiras questões que demonstra que a nossa saúde mental está afetada é o adoecimento psíquico e a não capacidade de esperar o melhor do futuro”, declarou Paula Caffé.
Durante a apresentação, foi disponibilizado um formulário sigiloso e com acesso apenas da palestrante para servidores/as interessados/as em se candidatar aos 12 atendimentos psicoeducativos, com aconselhamentos individualizados, que será realizado no dia 07/11/2023, com duração de 40 minutos cada.
A palestra interativa contou com exercícios práticos, havendo espaço para questionamentos e troca de experiências. Ao final, diversas manifestações de agradecimento foram pronunciadas, via chat.
Essa matéria está associada ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).