Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

30/10/2023 - INSTITUCIONAL

Servidores da JFBA participam da palestra Assédio Moral, em homenagem ao Dia do Servidor

Servidores da JFBA participam da palestra Assédio Moral, em homenagem ao Dia do Servidor

Assédio Moral foi o tema da palestra que ocorreu na tarde da sexta-feira última, 27 de outubro, via aplicativo Teams, e que contou com a participação expressiva de servidores e servidoras da Justiça Federal da Bahia (JFBA).

 O evento, que fez parte da programação especial no mês do Servidor Público, foi promovido pela Direção do Foro (DIREF), Secretaria Administrativa (SECAD), Núcleo de Gestão de Pessoas (NucGP) e Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Seção Judiciária da Bahia (CPEAMASD/SJBA). 
 
Iniciando o evento, o diretor do NucGP, Fabrício Vampré de Oliveira Côrtes, destacou o êxito das atividades em celebração ao Mês do Servidor na SJBA e convidou todos para assistir à peça teatral Curso de (Di)gestão de Pessoas, encenada e dirigida pelo servidor da 20ª Vara Federal da SJBA, Valter Freitas, a ser realizada em duas edições: hoje e amanhã, 30 e 31/10, às 14h, no auditório desta Seccional. 
 
A abertura oficial do evento ficou a cargo da presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Seção Judiciária da Bahia (CPEAMASD/SJBA), juíza federal titular da 23ª Vara, Sandra Lopes Santos de Carvalho, que deu as boas-vindas e saudou todos os presentes. Dra. Sandra Lopes agradeceu a participação de todos e todas nesta importante atividade, em especial agradeceu a presença da palestrante, destacando a relevância do tema para o corpo funcional da Justiça Federal da Bahia. Na oportunidade, a presidente da CPEAMASD/SJBA falou da representatividade e atuação da Comissão, instituída em 27/05/2021, por meio da Portaria SJBA-DIREF n° 129/2021, em conformidade com a Resolução CNJ n° 351/2020, alterada pela Resolução n° 413/2021.  
 
A palestra foi ministrada por Paula Ferreira Caffé, graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Bahia e em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Cognitivo (WP).  
 
Agradecendo o convite e as palavras de Dra. Sandra Lopes, a palestrante declarou sua satisfação em participar de uma atividade tão importante em comemoração ao Dia do Servidor, parabenizando a todos pela data.  
 
Durante a palestra, foram trazidas algumas reflexões sobre os principais desafios para se identificar o assédio moral, sendo apresentados critérios definidores e as implicações do assédio na saúde psíquica. Neste sentido, Paula Caffé contextualizou sobre a saúde mental e a sua definição, sobre as habilidades que balizam as relações sociais e humanas e destacou a importância do autoconhecimento e do poder da informação para identificar e alertar sobre a existência de ambiente, prática ou situação favorável ao assédio moral. Ressaltou que a saúde mental se constrói também com comunicação, e a identificação do adoecimento e a busca por ajuda deve ser realizada o quanto antes, e pontuou ainda sobre questões relevantes que podem ajudar a mantê-la equilibrada. “Saúde mental se constrói com a parte da política de saúde pública, mas também da comunicação. Uma das primeiras questões que demonstra que a nossa saúde mental está afetada é o adoecimento psíquico e a não capacidade de esperar o melhor do futuro”, declarou Paula Caffé. 
 
Durante a apresentação, foi disponibilizado um formulário sigiloso e com acesso apenas da palestrante para servidores/as interessados/as em se candidatar aos 12 atendimentos psicoeducativos, com aconselhamentos individualizados, que será realizado no dia 07/11/2023, com duração de 40 minutos cada. 
 
A palestra interativa contou com exercícios práticos, havendo espaço para questionamentos e troca de experiências. Ao final, diversas manifestações de agradecimento foram pronunciadas, via chat.
 

Essa matéria está associada ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). 

Média das Notas:     [total de votos ]


76 visualizações

Veja também