Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/11/2023 - INSTITUCIONAL

Servidores de Seccionais da JF1 visitam SJBA visando implementação de projetos do NUTEC e NucGE

Servidores de Seccionais da JF1 visitam SJBA visando implementação de projetos do NUTEC e NucGE

A Seção Judiciária da Bahia, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC) e do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE), recebeu visita de servidores de três Seções Judiciárias da 1ª Região, com o objetivo de conhecerem mais de perto os projetos desenvolvidos por esta Seccional.

 A visita foi fruto do destaque que a Bahia teve no 3º Encontro das Seções Judiciárias promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em setembro deste ano, sediado na Seção Judiciária do Maranhão.
 
“Após a apresentação dos projetos da SJBA no Encontro realizado no Maranhão, eu fui procurado pelo diretor da SJDF, solicitando que eles viessem aqui conhecer. A partir daí, decidimos sobre a vinda de três Seções, que foram a SJDF, SJMA e SJTO, com o objetivo de mostrar mais a fundo a Residência de TI e alguns projetos desenvolvidos pelo NuCGE, para eles aprofundarem e incorporarem esses projetos nas suas Seções”, declarou Álvaro Reis. 
 
O diretor do NUTEC, Álvaro Reis, e a diretora do NucGE, Liliana Kelsch, foram responsáveis por recepcionar os servidores e apresentar as boas práticas realizadas na Seccional, com os projetos desenvolvidos pela Residência de TI e a utilização das ferramentas do pacote da Microsoft na melhoria dos processos de trabalho, dando ênfase aos painéis de BI, aplicativos e automações implementadas por meio desta ferramenta. 
 
Nestes 3 dias de visitação, de 6 a 8 de novembro, os servidores Júlio César, da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), John Michael Brito, da Seção Judiciária de Maranhão (SJMA) e Marcelo Pinheiro, da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO) puderam conhecer mais a fundo os referidos projetos, assistir aulas e ter contato com os programadores dos projetos. 
 
“A visita está sendo muito produtiva e importante no reconhecimento do trabalho que o NucGE e o NUTEC vêm desenvolvendo nestes 3 anos. Estamos trocando muitas experiências com a perspectiva de realizarmos projetos conjuntamente”, afirmou Liliana Kelsch. 
Confira abaixo os depoimentos dos servidores da SJDF, SJMA e SJTO que visitaram a Seção Judiciária da Bahia: 
 
- Júlio César (diretor do NUTEC-SJDF) 
 
“Através do Encontro que nós tivemos na SJMA, pudemos ter um maior conhecimento e expectativa dos avanços tecnológicos que a Seção Judiciária da Bahia estava fazendo. Foi a partir daí que entramos em contato com a SJBA, de tal forma que não se opuseram em nada em repassar esses avanços tecnológicos. Nós viemos atrás de tecnologias que possam acelerar e facilitar o trâmite de alguns processos da Justiça Federal, por exemplo, a migração de RPV e a migração de informações para o eGOV, são problemas que nós estamos enfrentando hoje lá no Distrito Federal, que vocês aqui já conseguiram superar. A Bahia está de parabéns pela iniciativa e pela forma como foram tratadas as informações, as necessidades da TI e da gerência. Fomos muito bem recebidos, a Direção do Foro aceitou a nossa visita, nos deu todo espaço de trabalho que precisávamos e nós estamos levando essas boas práticas. Esperamos em um futuro bem próximo já implementar essas políticas no DF”.  
 
- John Michael Brito (diretor do NUTEC-SJMA) 
 
“A Bahia sempre esteve aberta ao compartilhamento das ferramentas e ao modelo de desenvolvimento e daqui a gente vai levar principalmente isso. A gente tem a possibilidade de reutilizar e implantar as ferramentas desenvolvidas aqui e esta iniciativa de inovação abre as portas para que outras Seccionais façam algo parecido para complementar as atividades do Tribunal e, consequentemente, auxiliar nas atividades dos servidores e dos colaboradores da Justiça Federal.   
 
- Marcelo Pinheiro (supervisor da Seinf-SJTO) 
 
“A importância maior de vir nessa visita é conhecer os sistemas que a Seção Judiciária da Bahia está realizando juntamente com a Universidade Federal da Bahia e verificar quais são os que se adequam melhor ou têm a necessidade de levar para a SJTO. Dentro destes sistemas, o mais importante e fácil de ser acoplado é o Integração NUCAF, que está relacionado com o e-Social, e que utiliza algumas automações que melhoram o processo de trabalho do servidor”.
 

Essa matéria está associada ao ODS  9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). 


105 visualizações

Veja também