Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

11/04/2022 -

SJBA desenvolve projeto de Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

SJBA desenvolve projeto de Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Seção Judiciária da Bahia, atenta ao compromisso e responsabilidades como prestador de serviços essenciais, está desenvolvendo o projeto do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). O LIODS é um espaço colaborativo e multidisciplinar para encontros, estudos, pesquisas, criação e desenvolvimento de projetos e programas inovadores com foco em transformação digital, visando à resolução de problemas e ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.
Com gerência sob a responsabilidade do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE), o projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 9 e 16 da Agenda Global 2030 definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), os quais visam, dentre outros aspectos, fomentar a inovação, o engajamento de magistrados e servidores e promover o acesso à justiça, com a participação da sociedade.
Os laboratórios de inovação permitem que a multidisciplinaridade seja utilizada para o entendimento de problemas complexos e para que sejam encontradas soluções, com foco no usuário, permitindo maior eficiência institucional. É um espaço especialmente criado para estimular a criatividade e estabelecer redes de conhecimento.
Na SJBA o NucGE já realiza diversas atividades no formato de laboratório, virtualmente. Contudo, existe a necessidade de engajamento de magistrados e servidores para atuarem como laboratoristas, colaborando na continuidade do projeto e disseminação das iniciativas produzidas. Em breve o NucGE realizará um concurso interno para escolha do nome do laboratório e divulgação do espaço físico onde funcionará o LIODS da SJBA, onde os laboratoristas do projeto atuarão.
Algumas das competências previstas para o LIODS e laboratoristas são: 1) estimular, apoiar e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas inovadoras; 2) auxiliar e mediar a busca de soluções para problemas locais e institucionais, com o fim de propiciar a criação de novos produtos, serviços e processos de trabalho, ou a reformulação dos já existentes, com incentivo à automatização e ao aprimoramento de fluxos de trabalho; 3) planejar e fornecer suporte e orientação a projetos relacionados à desburocratização; 4) explorar novas soluções digitais e o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial; 5) difundir boas práticas inovadoras, bem como coletar e compartilhar evidências e estudos para a investigação das mudanças efetivadas.
Participe! Seja um laboratorista!


63 visualizações