Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/01/2023 -

SJBA implanta robô que otimiza migração de processos

SJBA implanta robô que otimiza migração de processos

SJBA implanta robô que otimiza migração de processos

Tendo como escopo a digitalização e migração de processos administrativos do Sistema SISPRA para o Sistema Sei, em andamento na Seção Judiciária da Bahia, o Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE) implantou o projeto Robô Migrador (MigraSispra) na SJBA.

A ferramenta vem otimizar o trabalho de digitalização de processos administrativos realizado pelo Núcleo Judiciário (NUCJU), em curso desde 26/09/2022, que tem por objetivo racionalizar o ciclo documental com a produção ordenada de documentos, garantindo tramitação e guarda segura, localização rápida, preservação da documentação considerada permanente e histórica e a eliminação de processos administrativos e documentos que já perderam a sua importância para a instituição, otimizando os espaços físicos dos arquivos administrativos.

O aplicativo de robotização, desenvolvido pelo servidor do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE-SJBA), Fábio Damasceno Silva, realiza com agilidade e precisão a tarefa de migração de toda a documentação do SISPRA para o Sei, um processo de trabalho que abrange tarefas como: registro do nº do processo no Sistema de Controle dos Digitalizados – SISPRA, abertura de processo no SEI com o mesmo assunto do SISPRA, extração de Relatório de Movimentação do processo no SISPRA, inserção do relatório e das peças digitalizadas no processo SEI criado e registro no SISPRA do nº do processo criado no SEI.

A eficiência da nova ferramenta foi mensurada a partir da sua utilização, cronometrando-se o tempo gasto por um servidor para realizar todas as atividades de migração (cerca de 5 minutos p/ processo) e o tempo gasto pela aplicação (cerca de 5 segundos p/ processo). Verificou-se que o Robô Migrador realiza em 1 hora o trabalho que 60 pessoas fariam neste mesmo período de tempo.

O projeto de implantação foi realizado com a participação conjunta do NucGE, NUCJU e NUTEC com o suporte oferecido pelo TRF1.


36 visualizações