A Seção Judiciária da Bahia recepcionou ontem, 26/09, 20 novos colaboradores terceirizados, contratados temporariamente para realização do trabalho de digitalização de documentos administrativos da Justiça Federal da Bahia (JFBA), pelo período de 6 meses. O Diretor do Núcleo Judiciário (NUCJU), Félix Antônio Barbosa Aguiar, planejou um conjunto de palestras, com o objetivo de orientar os novos terceirizados sobre o protocolo, conduta e etiqueta no trabalho, apresentação do projeto em si, além de proporcionar a participação em palestras educativas e motivacionais.
O grupo foi recebido no auditório da Seccional, às 8h, pelo supervisor da Seção de Depósito e Arquivo Judicial e Administrativo, Josemi Alves, e a terceirizada do NUCJU, Sinízia Ainsworth, que fizeram a abertura do evento, saudando os novos contratados. Por motivo de força maior, o diretor do NUCJU, Félix Aguiar, não pôde estar presente. Na oportunidade, os participantes aprenderam sobre a estrutura e organização da Justiça Federal da Bahia, com noções sobre a importância, competências, diferença entre Justiça Federal e Justiça Estadual, etc. Receberam também orientações sobre as normas e protocolos de segurança estabelecidos pelo Tribunal Regional da 1ª Região e pela Seccional baiana. Em seguida, foram instruídos acerca do projeto de digitalização de processos administrativos e o trabalho de descarte, que também será realizado pelas equipes.
“Esse novo projeto é de suma importância e seriedade porque vamos tratar do processo administrativo, de forma ecológica e racional, separando o que é possível se descartar daqueles que são de guarda permanente. Após essa separação, o processo será digitalizado, migrado para o meio eletrônico e disponibilizado no SEI, ficando à disposição dos interessados”, afirmou o supervisor do Arquivo, Josemi Alves.
A explanação da parte técnica, com os detalhes sobre a execução do serviço, foi passada pelos terceirizados do NUCJU, Michele dos Santos e Anderson Lima, que trouxeram informações valiosas e todo o knowhow do projeto anterior.
“Explicamos aos novos colaborados sobre a importância desse novo projeto porque além de digitalizarmos processos que tratam de honorários, contratos, guias de recolhimento, de pagamento, locação de bens, entre outras coisas, iremos fazer o descarte dos processos que já podem ser descartados, isso de acordo com o critério da tabela do PCTT, baseado no julgamento do TCU. A gente está com duas equipes, uma equipe digitalizando e outra equipe fazendo esse trabalho de descarte futuro”, declarou Michele dos Santos, uma das terceirizadas que está na linha de frente da equipe do projeto.
Como parte da programação, os colaboradores terceirizados puderam desfrutar de um lanche, assistir vídeos educativos e participar de duas palestras motivacionais, uma delas realizada pela servidora Tatiana Menezes Pereira, da 3ª Vara e a outra por Antônio Pereira de Alencar, da 17ª Vara. O diretor da Secretaria Administrativa (SECAD), Tarcísio José Filgueiras dos Reis, compareceu ao evento para saudar os novos contratados.
É importante ressaltar que o projeto de digitalização do NUCJU envolve um trabalho socialmente responsável, humanizado e de inclusão social, com a contratação de mães solteiras, mães com filhos portadores de microcefalia, pessoas com idade avançada e consideradas fora do mercado de trabalho, realizando parcerias com associações como “aBRAÇO a Microcefalia” e “Tamo Juntas”.
O projeto de digitalização de documentos administrativos da SJBA cumpre os termos da Resolução CNJ n° 469/2022, assinada em 02 de setembro de 2022, que estabelece diretrizes e normas sobre a digitalização de documentos judiciais e administrativos e de gestão de documentos digitalizados do Poder Judiciário.