Na próxima segunda e terça-feira, 5 e 6 de setembro, servidores das Varas Federais da Seccional e das Subseções Judiciárias estarão participando do treinamento promovido pela Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia (DIREF-SJBA) sobre coleta de dados biométricos, com inserção no sistema informatizado nacional e operacionalização dos kits biométricos doados pelo CNJ.
O curso será realizado nos turnos matutino, das 9h às 12h e vespertino, das 13h às 16h, no auditório da SJBA e será ministrado pelos agentes multiplicadores que participaram do treinamento presencial realizado em 06/07, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Unicorp do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).
A atividade faz parte do programa “Fazendo Justiça”, parceria entre o CNJ, TSE e o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento, que tem por objetivo garantir a cidadania à população carcerária, e tem como escopo ações sobre fluxo de identificação civil e emissão de documentos de pessoas privadas de liberdade, que são trazidas ao Judiciário no momento da audiência de custódia.
Na primeira etapa, já realizada, a DIREF designou oito servidores para participarem do treinamento e atuarem como multiplicadores na JFBA, sendo: João Carlos de Brito Mota, Lauri de Araújo Lima Souza e Márcio Lucas de Oliveira Gargur, representando os servidores da área da Tecnologia da Informação (TI) e Liana Caldas Vieira da Silva, Daniela Daltro de Oliveira, Reinaldo Augusto do Patrocínio Neto e Gustavo Cezar de Amorim, representando os servidores da área de custódia. Alguns desses agentes multiplicadores serão responsáveis pela disseminação do aprendizado aos demais integrantes desta Justiça Federal.
O treinamento dar-se-á seguindo modelo similar ao curso oferecido pelo CNJ e pelo TSE: uma turma específica voltada ao pessoal da área de TI das Subseções Judiciárias, a qual será treinada com monitoria do servidor/multiplicador João Carlos de Brito Mota; e uma outra turma específica, formada, exclusivamente, por servidores de Vara, com a monitoria dos multiplicadores, Liana Caldas Vieira da Silva, Daniela Daltro de Oliveira e Gustavo Cezar de Amorim.
O treinamento da turma da área de TI será realizado na modalidade remota, sem qualquer prejuízo ao aprendizado. Já o treinamento dos servidores de Vara será efetuado, exclusivamente, de forma presencial, haja vista a necessidade de manusear o kit biométrico sob orientação dos monitores.