A Justiça Federal na Bahia realizou ontem, 25, um grande evento de abertura das comemorações da trajetória de 50 anos de existência. Com o slogan “Justiça Federal na Bahia, uma história de respeito”, a solenidade teve início por volta das 16h30, e recebeu no Auditório Ministro Dias Trindade importantes autoridades civis e militares, homenageou os magistrados, servidores e terceirizados e fez o lançamento de uma edição especial da Revista Jurídica e lançou a Revista Comemorativa do Jubileu de Ouro.
O Grupo de Canto Cantarolando fez uma linda apresentação em comemoração aos 50 anos da Seção Judiciária na Bahia (SJBA) e encantou o público com as músicas “Alegria, Alegria!”, “Tarde em Itapuã”, “A luz de Tieta”, “Menino do Pelô” e “Girassol”.
Em homenagem ao Jubileu de Ouro, foi exibido um vídeo que desenrolou o longo caminho percorrido até aqui. O audiovisual trouxe um extenso acervo de fotos e imagens que relembraram desde o período em que a Seção Judiciária funcionava numa sala no Fórum Ruy Barbosa até chegar à sede localizada em Sussuarana, próximo ao Centro Administrativo da Bahia.
A Mesa de Honra foi composta pelas seguintes autoridades: o Presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Desembargador Federal Hilton Queiroz, a Diretora do Foro da Seção Judiciária da Bahia, Juíza Federal Cláudia Oliveira da Costa Tourinho Scarpa, a Procuradora Geral Adjunta Luciane Croda, como representante do Governador do Estado da Bahia, o Desembargador Abelardo Paulo Neto, representando a Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, o Procurador-Chefe da Procuradoria da República na Bahia, Oliveiros Guanais de Aguiar Filho, a Procuradora Geral de Justiça Adjunta Sara Mandra Moraes Rusciolelli Souza, a Defensora Pública-Chefe da Defensoria Pública da União, Charlene da Silva Borges, a tesoureira da Ordem dos Advogados de Brasil - Seccional Bahia, advogada Daniela Borges, e o Representante da Caixa Econômica Federal, Antônio Messias Bastos.
A Diretora do Foro iniciou seu discurso relembrando em tom de homenagem a longa história da Justiça Federal, e usou um trecho da citação de Ruy Barbosa que em uma das partes diz: “Sem a Justiça Federal a República é a mais indigna das formas de governo”. A Diretora ressaltou o intenso trabalho da Justiça Federal em promover uma “sociedade mais justa, que garante direitos às camadas mais necessitadas da população, embora, no seu início tenha sido visto como uma justiça elitista”.
A Juíza Federal, Cláudia Tourinho Scarpa exaltou e agradeceu a todos que contribuem para os resultados, incluindo magistrados, servidores, terceirizados, estagiários, advogados, defensores e procuradores e, apesar das dificuldades, considerou que elas sempre existiram e que é preciso honrar os que antecederam e superá-las.
O Desembargador Hilton Queiroz discursou sobre a importância do registro histórico para a humanidade e ressaltou sua emoção em relação a homenagem recebida pela Justiça Federal. Disse ainda: “a Justiça no Brasil é antiga, e o homem tem a necessidade de ter história e se lembra dela porque precisa preservar a sua memória, a história é a evolução humana no tempo”.
Os homenageados da noite foram o Desembargador Federal Hilton Queiroz, que recebeu a medalha Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro, além dos Desembargadores Federais aposentados Antônio Ezequiel da Silva, Cândido Moraes Pinto Filho, Fernando da Costa Tourinho Neto, Aloísio Palmeira Lima e Neuza Maria Alves da Silva, aos quais foram destinadas placas de agradecimento pelos anos dedicados à Justiça Federal.
Foram homenageados ainda a Ministra do Superior Tribunal da Justiça Eliana Calmon, o Juiz Federal Wilson Alves de Souza, atual decano desta Seccional, a Associação dos Juízes Federais da Bahia - AJUFBA, a Associação dos Servidores da Justiça Federal na Bahia– ASSERUF, o servidor aposentado Euvaldo Soares de Pinho e o terceirizado Edson Barbosa de Jesus, conhecido como “Seu Edson”, que foi aplaudido de pé.
Após a solenidade, Dr. Hilton e Dra. Cláudia descerraram a placa comemorativa do Jubileu de Ouro e, em seguida, abriram a exposição de fotos no Foyer. O evento foi encerrado com um coquetel de confraternização, oferecido pela AJUFBA.
A Diretoria do Foro realizou esta comemoração com o apoio da Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA) e da Associação dos Servidores da Justiça Federal na Bahia (ASSERJUF) e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.