Na manhã de ontem, 18 de outubro, o Núcleo de Cumprimento de Mandados e Cartas Precatórias (NUMAN) realizou o sorteio das zonas geográficas, para o ano de 2023, com os oficiais de justiça da Seção Judiciária da Bahia (SJBA). Dos 47 oficiais de justiça lotados na CEMAN, 42 (quarenta e dois) participaram do sorteio das zonas geográficas, fincado 5 (cinco) deles lotados apenas na zona digital, criada em agosto de 2022 para agilizar o cumprimento na modalidade eletrônica. O evento ocorreu no auditório Ministro Dias Trindade.
O rito do sorteio possibilita aos participantes a escolha da zona geográfica que tenham uma maior afinidade, de forma mais justa e democrática.
De acordo com a diretora do NUMAN, Ana Cláudia Seixas, os bairros de Salvador e Região Metropolitana são divididos em um total de 12 zonas geográficas:
“o rito do sorteio ocorreu em 3 etapas: a primeira etapa, contemplou os oficiais de justiça com problemas de saúde, sendo-lhes oportunizado a permanência em zonas próximas as suas residências; a segunda etapa, contemplou os servidores que contam ou venham contar com 60 anos de idade até o final deste ano, e na terceira e última delas, as vagas remanescentes foram disponibilizas entre os demais oficiais de justiça. Em cada uma dessas etapas, todos são convocados em ordem alfabética e o sorteio ocorre entre os participantes de cada uma dessas categorias, sempre que o número de interessados seja superior ao número de vagas ofertadas na zona”, declarou a diretora do Núcleo.
A modalidade de sorteio das zonas geográficas realizada pelo NUMAN/SJBA foi muito elogiada pelos oficiais de justiça, que, em sua maioria, ficaram bem satisfeitos e afirmaram ser um padrão que deveria ser replicado por outras Seções Judiciárias do país.
“O sorteio foi um sucesso, transcorreu com muita paz, muita calma e organização”, afirmou a oficiala da SJBA, Ana Luíza Carvalho.
Com a criação da zona digital, os oficiais de justiça que estão afastados do trabalho presencial por razões de saúde, passaram a ficar alocados exclusivamente na zona digital, no sorteio das zonas geográficas em 2023, o que permitiu a liberação dessas vagas para os oficiais que estão atuando nas ruas, em uma das 12 zonas, o que muito contribui para o sucesso do sorteio, que teve um tempo de duração recorde, pois transcorreu em um lapso de tempo muito inferior aos anos anteriores.