A 12ª Vara da Justiça Federal em Brasília (Seção Judiciária do DF) alerta a população sobre o golpe do falso processo, que está ocorrendo durante o período de pandemia. Servidores daquele Juízo estão recebendo várias ligações de pessoas que procuram informações acerca da existência de ações indenizatórias favoráveis a elas.
Segundo a vara, os que entram em contato recebem os esclarecimentos necessários, contudo, acredita-se que muitos já tenham caído no golpe.
Como funciona o golpe
O golpista se faz passar por servidor da 12ª Vara Federal, atendendo por nome de “Anastácio”, e comunica que há uma decisão com ganho de causa previdenciária, e que para viabilizar o levantamento da quantia será necessária a transferência de valor referente a honorários e demais custas.
Entretanto, a 12ª Vara Federal não trata de assuntos previdenciários, mas, sim, de ações criminais. Também não faz nenhum contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores.
Como não cair no golpe
Antes de qualquer ato que possa causar prejuízos, deve-se entrar em contato com a unidade judiciária (cartórios/varas) disponível no sítio https://portal.trf1.jus.br/sjdf/, no link endereços e telefones (menu Serviços – no lado direito da página).
Recomenda-se ainda que o fato seja comunicado à polícia.
SECOM