A Sala de Audiências n. 2 da 10ª Vara Federal foi ampliada para instrução oral da Ação Penal n. 70091-13.2015.4.01.3400, decorrente da Operação Zelotes, movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra 16 réus, entre os quais, seis réus presos preventivamente.
A ação não tramita em segredo de Justiça, e tem como objeto a apuração da possível prática dos crimes de advocacia administrativa fazendária, tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, associação criminosa, organização criminosa e lavagem de dinheiro, ocorridos em negociações escusas realizadas em processos que tramitaram no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), promovidos por alguns conselheiros e outros particulares.
As audiências instrutórias serão realizadas a partir da próxima sexta-feira, 22, às 9h, com previsão de ouvida de mais de duzentas testemunhas, e término previsto para fevereiro. A Sala de Audiências n. 1 da 10ª Vara será utilizada como sala de testemunhas. Cada ato deverá receber, aproximadamente, 60 pessoas.
Além da ampliação da Sala de Audiências n. 2 e melhoria do sistema de áudio e gravação, a sala de apensos da secretaria da 10ª Vara será reformada para receber os servidores convocados que auxiliarão os serviços demandados nas audiências.
Informações sobre o credenciamento de profissionais da imprensa e público em geral podem ser solicitadas pelo e-mail comunicacao.df@trf1.jus.br.
Aline Albernaz
SAD-Revista