Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/11/2017 -

Cejuc abre Semana da Conciliação na SJDF

Cejuc abre Semana da Conciliação na SJDF

28/11/17 15:00

A abertura da Semana de Conciliação da Seção Judiciária do Distrito Federal ocorreu no dia 27 de novembro, e contou com a presença da desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, do vice-coordenador do Centro Judiciário de Conciliação do DF no exercício da titularidade de coordenação, juiz federal Antonio Cláudio Macedo da Silva, do coordenador geral jurídico da Primeira Região, procurador federal Vítor Fernando Gonçalves Córdula, além da procuradora federal do INSS Dirluce Alves Sarges e do procurador federal Melquisedek Santos Soares da Silva.

A desembargadora federal Daniele Maranhão fez uma retrospectiva sobre as dificuldades de implementação da Conciliação no Judiciário, e como o trabalho colaborativo das pessoas e instituições envolvidas ao longo dos anos tem feito com que a conciliação a cada dia ocupe um maior espaço no Judiciário.

Em sua gestão como coordenadora do Cejuc/DF, a desembargadora federal primou pela divulgação e propagação do conhecimento sobre a conciliação, pela valoração de sua equipe de servidores, colaboradores, voluntários, e, também, pela participação das instituições que fazem parte do processo conciliatório na SJDF.

Apesar da pequena estrutura de pessoal, o Cejuc/DF formou, desde 2015, 118 novos conciliadores, concomitante com todas as atividades de atendimento e audiências de conciliação. O Cejuc/DF também teve papel importante no curso de formação dos novos magistrados da 1ª Região, proporcionando aos juízes a oportunidade de levarem esse conhecimento para as suas seções e subseções judiciárias.

Para o vice-coordenador do Cejuc/DF, juiz federal Antonio Cláudio Macedo, que assume a coordenação do centro, interinamente, até maio de 2018, a conciliação é um aprendizado para a mudança de mentalidade gerada por uma formação jurídica na cultura da lide e do conflito. “Esses meses de coordenação no Cejuc/DF serão pouco, mas com grande aprendizado”, pontuou o coordenador interino.

O coordenador-geral da PRF - 1ª Região, procurador federal Vitor Fernando Gonçalves Córdula mencionou como a experiência do Cejuc/DF foi um grande avanço na construção de um ambiente mais propício para a conciliação, e o quanto foram bem-sucedidos as parcerias e diálogos com todas as instituições envolvidas no processo conciliatório. “É uma iniciativa que pode ser espraiada com sucesso para o restante da Primeira Região”, mencionou o procurador.

Já para Dirluce Alves Sarges, procuradora federal do INSS que trabalha com conciliação desde 2004, e atua diretamente no Cejuc/DF, é necessário o empenho de todos em busca de um mundo conciliatório. “Por trás de cada processo, há um ser humano, uma necessidade e toda uma história que deve ser considerada”, pontuou a procuradora.

Números da Semana de Conciliação de 2017 - Foram pautados 280 processos do INSS para a semana de 27 de novembro a 1º de dezembro, além dos 104 processos de danos morais da Caixa Econômica Federal que já passaram pelas audiências de conciliação no período de 20 a 23 de novembro. Haverá, também, audiências ligadas ao programa habitacional da CEF na primeira semana de dezembro. O Cejuc /DF trabalha com atendimentos e audiências, além de mutirões específicos durante todo o ano.

Veja AQUI a cobertura fotográfica do evento.

SECOM


705 visualizações