Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/01/2017 -

Cejuc/DF investe na formação de novos conciliadores

Cejuc/DF investe na formação de novos conciliadores

Na tarde desta terça-feira, 24, ocorreu a abertura do III Curso de Formação de Conciliadores da SJDF, organizado pelo Centro Judiciário de Conciliação do Distrito Federal (Cejuc/DF).

Os 25 selecionados no Processo Seletivo de Conciliador Voluntário foram recepcionados pela coordenadora do Cejuc/DF, juíza federal Daniele Maranhão Costa, que afirmou a importância da capacitação e o investimento que está sendo feito na formação de conciliadores comprometidos com a solução de conflitos.

A coordenadora deu boas vindas aos alunos, e agradeceu a cada um que de alguma forma foi sensibilizado com a conciliação. Daniele Maranhão também lembrou os presentes do interesse crescente da sociedade no tema, e que a “conciliação não muda apenas a forma de resolver os litígios, mas modifica o modo de ver e se relacionar”.

A técnica judiciária e diretora do Cejuc/DF, Ármea Vieira Delmondes de Almeida, pontuou que desde a sua entrada no Cejuc/DF ela tem se capacitado cada vez mais para desenvolver um bom trabalho e cooperar na formação de novos conciliadores. A diretora afirmou, ainda, como “a visão que se tem do direito e da própria vida mudam após o envolvimento na conciliação”. Para Káttia Vieira Lacerda, analista judiciária e uma das professoras do curso, a sua experiência de trabalho na conciliação é a mais gratificante de sua carreira.

De acordo com Fernanda Vilazante Castro, técnica judiciária do cejuc/DF e instrutora do curso, após se envolver com a conciliação ela “analisa o conflito de forma diferente 24 horas por dia”. A servidora lembrou aos ingressos do processo seletivo de conciliador voluntário da SJDF que todos ali estão em processo de aprendizagem e a “experiência de cada um é muito importante para a qualidade da formação”.

Em seguida, a juíza federal Daniele Maranhão, pediu para os alunos se apresentarem, lembrando que o “curso é dinâmico” e o trabalho em grupo é uma das características da conciliação. Durante a apresentação dos 25 alunos, a diversidade de formação tornou-se a marca da turma. No grupo há pessoas das mais diversas áreas de conhecimento: Tecnologia da informação, pedagogia, direito, educação física, engenharia, jornalismo, física, farmácia, administração, além de militares e advogadas aposentadas, e, também, pela primeira vez, estagiários que terão a chance de qualificar ainda mais a sua formação.Para a coordenadora do Cejuc/DF, a ‘‘diversidade do grupo vai ser muito importante no desenvolvimento do curso’’.

Com a frase “conciliação não é improviso”, Daniele Maranhão iniciou a primeira palestra do III Curso de Formação de Conciliadores da SJDF, que ocorrerá todas as terças e quintas-feiras, até o dia 9 de março, na sala de treinamentos do Centro de Conciliação.

Aline Albernaz

SAD-Revista


76 visualizações