Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

01/07/2015 -

Curso de formação de instrutores de conciliadores é ministrado na Seccional

Curso de formação de instrutores de conciliadores é ministrado na Seccional

01/07/15 15:39

Desde o dia 29 de junho, ocorre no auditório do edifício Sede I da SJDF, o 1° Curso de Formação de Instrutores de Conciliadores da Justiça Federal da 1ª Região, realizado pelo TRF-1ª Região, com um programa de formação alinhado à Resolução 125/2010, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesse no âmbito do Poder Judiciário.

Durante a cerimônia de abertura do curso, a coordenadora do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (Sistcon), desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, afirmou que “a conciliação é um dos grandes desafios do Judiciário para uma prestação jurisdicional célere” e celebrou o pioneirismo da 1ª Região em oferecer um programa de formação para conciliadores, voltado para as necessidades da Justiça Federal.

O juiz federal André Prado Vasconcelos, coordenador científico do curso, lembrou o desafio que a primeira turma de multiplicadores de conciliação tem pela frente ao mencionar o tamanho e a diversidade da 1ª Região, “do Acre a Minas Gerais, do Goiás ao Piauí, precisamos criar condições para que a conciliação alcance cada Seção e Subseção, tendo em vista as especificidades e diversidades da região”, afirmou o magistrado.

Para o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juiz federal Antônio César Bochenek, o curso “é muito importante na construção de caminhos e vetores para a implementação da conciliação na Justiça Federal com todas as suas peculiaridades”. Rapidez na resolução de conflitos, novas práticas para uma prestação jurisdicional mais célere e a conciliação como um instrumento para a paz social, estão entre as vantagens mencionadas pelos magistrados durante a cerimônia. A mesa de abertura foi composta, também, pelo presidente da Ajufer, juiz federal Newton Pereira Ramos e pelo vice-diretor do foro da SJDF, em exercício, juiz federal Ricardo Augusto Soares.

A primeira aula do curso foi ministrada pela juíza federal Cristiane Conde Chmatalik, do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (NPSC) do TRF da 2ª Região. A magistrada pontuou a mudança de cultura necessária para a efetividade da conciliação e da mediação para a resolução dos conflitos e a necessidade do envolvimento de todas as esferas da sociedade.

A formação ocorre até o dia 3 de julho, das 9h às 18h, no auditório do edifício Sede I da SJDF.

SAD – Revista

Aline Albernaz – redação

Gilbson Alencar – edição


24 visualizações