05/06/18 11:05
A solenidade de posse dos juízes federais Itagiba Catta Preta Neto e Alexandre Jorge Fontes Laranjeira, diretor e vice-diretor da SJDF, respectivamente, para o período de 1º de junho de 2018 a 31 de maio de 2020, foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves, na tarde de ontem, 4, no auditório do edifício Sede I.
Em seu discurso, o novo dirigente da SJDF afirmou, ao lembrar da luta do Cavaleiro de La Mancha contra os moinhos de vento, do livro Dom Quixote, que apesar das dificuldades gigantes como as restrições orçamentárias impostas ao Poder Judiciário, o excesso de demandas diárias, as ameaças à autonomia e independência do Poder Judiciário, além da cobrança por demandas estruturais que deveriam ser dirigidas a outros poderes, o momento não é para lamentações, mas "de esperança, de empunhar as lanças e derrotar os gigantes – que são reais. Somos capazes disso. Nossas lanças não estão despedaçadas nem o serão", assegurou o magistrado.
Itagiba destacou que o momento é de foco na prestação jurisdicional. "Prestar jurisdição, fazer justiça ao nosso país, aos nossos compatriotas. Esse será o foco de minha gestão", afirmou o novo diretor, que homenageou os servidores da Seccional do DF, incluindo em sua fala os prestadores de serviços. "Sou bisneto, neto, filho, marido, irmão, tio e tio-avô de servidores públicos. O enorme orgulho que tenho disso cresce ainda mais por ter como colegas de trabalho os servidores desta casa. Tenham a certeza, colegas, estamos juntos. Conto com todos e cada um de vocês. E podem também contar comigo", enfatizou o diretor da Justiça Federal do DF.
O presidente do TRF–1ª Região, desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves, desejou à nova direção que todas as iniciativas empreendidas sejam bem-sucedidas. "Com o apoio de todos, continuem a escrever a história de glória da SJDF", afirmou o desembargador federal.
Além do presidente do Tribunal e do diretor do foro da SJDF, compuseram a mesa de honra da solenidade a juíza federal Kátia Balbino, que deixou a direção do foro, o procurador-regional da União Raphael Ramos Monteiro de Souza, o vice-diretor do foro da Seccional, Alexandre Jorge Fontes Laranjeira, e o representante da OAB/DF, conselheiro federal Ibaneis Rocha Barros Júnior.
O Coral Evangélico de Brasília se apresentou durante a solenidade que contou com a presença dos desembargadores federais do TRF da 1ª Região Cândido Ribeiro, Mônica Sifuentes, Gilda Maria Sigmaringa Seixas, Jamil Rosa de Jesus Oliveira, Francisco Neves da Cunha, Daniele Maranhão Costa e Tourinho Neto, além do representante do comandante do Exército, coronel Marcelo Silva Rodrigues, representante do comandante da Aeronáutica, brigadeiro médico Cloer Vescia Alves, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, José Ricardo Botelho, subprocurador regional da União da 1ª Região, João Paulo Lawall Vale, defensora pública chefe da 2ª categoria da Defensoria Pública da União no DF, Denise Franco Leal, secretária da Mulher, da Igualdade Racial e de Direitos Humanos do GDF, Joana Melo, e juízes federais e servidores da Seccional do DF.