No dia 1º de dezembro, o presidente do TRF-1ª Região, desembargador federal Cândido Ribeiro, empossou o juiz federal João Luiz de Sousa no cargo de desembargador federal daquela Corte de Justiça. Promovido pelo critério de antiguidade, o então magistrado titular da 15ª Vara da SJDF passa a ocupar vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Leomar Barros Amorim, falecido em março deste ano.
Segundo a Assessoria de Comunicação do tribunal, durante a posse o presidente Cândido Ribeiro ressaltou: “Vossa excelência toma posse hoje e recebe um encargo gigantesco, mas com a força de trabalho que vossa excelência tem, tenho certeza que terá condições de dar resposta à sociedade, a esses reclamos. No que depender da Administração, conte conosco!”.
No dia 16 de dezembro, mais dois magistrados da Seccional do DF tomaram posse como desembargadores federais do TRF-1ª Região: Jamil Rosa de Jesus Oliveira (titular da 14ª Vara) e Gilda Maria Carneiro Sigmaringa Seixas (titular da 16ª Vara).
O juiz federal Jamil Rosa foi promovido pelo critério de antiguidade e passou a ocupar a vaga proveniente da aposentadoria do desembargador federal Luciano Tolentino Amaral. A juíza federal Gilda Sigmaringa teve a promoção por merecimento, ocupando a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora federal Selene Almeida.
A cerimônia foi aberta com a apresentação do Hino Nacional pelo Coral Habeas Cantus, do Poder Judiciário. Em seguida, os magistrados proferiram o Compromisso Solene de Posse e assinaram o Termo de Posse, lido pelo diretor-geral do Tribunal, Carlos Frederico Maia Bezerra. Na sequência, o presidente Cândido Ribeiro declarou empossados os novos desembargadores federais, que receberam do dirigente o Colar do Mérito Judiciário “Ministro Nelson Hungria” – distinção que compõe o traje oficial dos membros da Corte.
Os três magistrados foram nomeados pela presidente da República, Dilma Rousseff, no dia 20 de novembro.
Comunicação SAD-Revista
Com informações da Ascom/TRF1