A Seção Judiciária da Bahia realizou o primeiro curso voltado para a formação de brigada contra incêndio, que aconteceu de 12 a 14 de junho. A capacitação contou com a participação de 42 servidores e 2 colaboradores da SJBA, indicados pelas suas respectivas unidades administrativas e judiciais, e foi ministrada pelo sargento Alan dos Santos Lago, do Comando do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia.
A ação visa implementar, no âmbito da Seção Judiciária da Bahia, a Brigada Interna de Prevenção e Combate a Incêndio, em cumprimento à Lei n° 13.425, de 30 de março de 2017, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, e à Lei Estadual nº 12.929.
“A Formação de Brigada é um dos itens que são necessários para o plano e o planejamento de programa de incêndio e pânico. Ter pessoas preparadas para combater algum tipo de incêndio e prestar os primeiros socorros é de fundamental importância para segurança do próprio local, segurança tanto dos servidores, colaboradores como dos visitantes, inclusive ele precisa ser atualizado anualmente. Achei muito bacana a recepção e participação dos servidores da SJBA”, declarou o sargento do Corpo de Bombeiros, Alan dos Santos Lago.
O Curso Formação de Brigada foi solicitado pela Seção de Apoio a Polícia Judicial (SEPOL), como parte das estratégias voltadas a resguardar a segurança institucional, considerando a possível ocorrência de sinistros nas dependências, tanto do Ed. Sede, quanto do Ed. Arx Tourinho, sede dos Juizados Especiais Federais, tais como incêndios de pequena, média ou grandes proporções, vazamentos de gás, inalação de material tóxico, explosões, atentados etc.
Todos os esforços para a realização do curso de forma satisfatória e segura foram envidados pelo diretor do Foro, juiz federal Durval Carneiro Neto, pelo diretor da Secretaria Administrativa, Tarcísio José Filgueiras dos Reis, pelo supervisor da Seção de Apoio a Polícia Judicial (SEPOL), Joilton Pimenta da Silva, juntamente com o agente de Polícia Judicial, Rubem Marques Bacelar Filho e pelo Núcleo de Gestão de Pessoas (NucGP), representado aqui pelo diretor Fabrício Vampré de Oliveira Côrtes e pelos servidores da Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (SEDER), Evaldo Pereira Melo e José Américo Pires Ribeiro. Para a sua concretização foi preciso todo um preparativo prévio especial, desde a obtenção do material necessário para a sua parte prática, até o preparo dos participantes do treinamento, que necessitam apresentar atestado médico indicando aptidão para realiza esforço físico, o que também demandou a participação direta do Núcleo de Bem-Estar Social (NUBES), que tem como diretor Luiz Quaresma de Mello Neto.
Durante os três dias de curso, os servidores tiveram aulas teóricas e treinamentos práticos envolvendo combate a incêndios, prestação de serviços de primeiros socorros e atuação imediata em situações de emergência, visando adotar todos os procedimentos necessários e seguros, em caso de necessidade real. Os realizadores da ação consideraram o resultado positivo e a expectativa é de que novas turmas possam ser formadas. O curso teve carga horária total de 20 horas/aula, que contará para Adicional de Qualificação (AQ). Ao final, os participantes receberam o certificado.
Confira alguns depoimentos de servidores participantes da primeira turma do curso:
“Participei do curso por dois motivos: primeiro, porque tenho ciência da antiga demanda da Seccional de criar uma brigada de incêndio e interesse em integrar esse grupo; e, segundo, pela necessidade particular de adquirir conhecimentos em primeiros socorros e combate a incêndio. O evento foi cuidadosamente planejado, com a escolha adequada do instrutor, do local das aulas teóricas e da área destinada às atividades práticas. Pela sua importância, carece ser repensado no aspecto da periodicidade, a fim de que a seccional possa preparar novos servidores para atuar na brigada de incêndio. Destaco ainda, a dedicação dos participantes durante o evento. Esse comprometimento indica que o grupo treinado tem potencial para se tornar uma brigada de incêndio altamente atuante.
A equipe da SEDER proporcionou aos participantes as condições mínimas para o aprendizado. Além disso, o instrutor, Sargento Alan Lago, do Corpo de Bombeiros da Bahia, contribuiu imensamente com sua aptidão para o ensino, sua formação na área de saúde e sua vasta experiência profissional nesse segmento. Por essas razões considero que as minhas expectativas em relação ao evento foram satisfatoriamente superadas.” - Zacarias Vitorino de Oliveira Filho (NUAUD-SJBA).
**
“Durante o período de 12 a 14/06 participei do curso Formação de Brigada de Incêndio, promovido pela Seção Judiciária da Bahia. A parte teórica do curso aconteceu no auditório Ministro Dias Trindade, enquanto a parte prática ocorreu no estacionamento que serve aos diretores desta SJBA.
Registro, inicialmente, o meu grande interesse pelo tema, principalmente no que diz respeito aos “primeiros socorros”. Penso que este tema deveria fazer parte do currículo do ensino fundamental II ou médio do nosso país. Com relação ao curso propriamente dito, entendo que foi de fundamental importância para a SJBA como instituição, bem como para todos que, de alguma forma, fazem a Justiça Federal cumprir o seu papel perante a sociedade baiana. O curso não apenas cumpriu uma obrigação legal, mas fez despertar - ainda mais - os cuidados com o nosso bem-estar e com o do nosso próximo, bem como chamou atenção para a nossa responsabilidade de zelar pela segurança em nosso ambiente de trabalho e fora dele.
Considerando a carga horária, os participantes, o instrutor e os locais do evento, as minhas expectativas foram supridas.Para o cumprimento da programação, achei a carga horária satisfatória, apesar de entender que havia espaço para um pouco mais de prática com relação à parte de combate ao fogo e evacuação do prédio. Entretanto, penso que a semente foi plantada em solo fértil, por profissionais eficientes, mas que, doravante, precisará ser bem cuidada por todos.
É importante ressaltar o cuidado que a administração teve na escolha do instrutor para o curso. O professor Alan dos Santos Lago atua como sargento junto ao comando do Corpo de Bombeiros da Bahia, é enfermeiro e doutorando na área de educação. Durante todo o curso, o instrutor, por intermédio dos seus conhecimentos, sua humildade e excelente didática, conseguiu transmitir os ensinamentos práticos e teóricos com eficiência e entusiasmo.
Registro que os efeitos do curso já estão sendo sentidos, inicialmente, nos bastidores. No grupo criado pela administração no TEAMS podemos verificar que os trabalhos dos servidores da brigada já começaram, com inspeções de extintores, pontos elétricos, etc.
Por final, agradeço a todos que contribuíram para a realização desse evento de excelência, bem como aos colegas que participaram do curso com compromisso e senso de equipe, expondo suas experiências de vida, enriquecendo nosso aprendizado.
Que a semente plantada seja regada com amor e eficiência, para que essa casa de justiça continue prestando um serviço público eficiente, sempre priorizando a segurança de todos que transitam nas dependências da SJBA e do seu patrimônio. Muito obrigado!” - Paulo Emílio Oliveira Coutinho (21ª Vara-SJBA).