Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/04/2023 -

2ª turma da Residência de TI é apresentada ao diretor do Foro

2ª turma da Residência de TI  é apresentada ao diretor do Foro

Na manhã de hoje, 19/04, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC-SJBA), Álvaro Antônio Brito Reis, apresentou a 2ª turma da Residência de TI ao diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, juiz federal Durval Carneiro Neto, e ao diretor da Secretaria Administrativa, Tarcísio José Filgueiras Reis. A Residência de TI, que teve início no ano passado, é um projeto da Seção Judiciária da Bahia em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trata-se de um curso de Pós-Graduação lato sensu em projetos de tecnologia e inovação para o Judiciário Federal.
O trabalho é gerenciado pelo NUTEC e coordenado pelo Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE-SJBA) e, em sua 1ª turma, entregou alguns projetos transformadores que agregam valor, em um cenário crescente de aplicação da cultura de inovação do Judiciário, como por exemplo, os sistemas: Seleção de Estagiários, SIAP Web, SPREV, Pje Web Services, entre outros.
Nesta 2ª turma, a Residência de TI possui a tutoria de quatro professores doutores do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da UFBA. Ao todo, são oito bolsistas selecionados pela UFBA, graduados na área de TI, que fazem jus a uma remuneração mensal de R$ 2.200,00, por um período de 12 meses. Além deles, há dois pós-graduandos do quadro da SJBA, ambos programadores do NUCGE.
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento, pesquisa e inovação em soluções de Tecnologia da Informação (TI) que visem melhorias nos métodos de trabalho/sistemas informatizados da Justiça Federal e em atendimento ao interesse da Universidade Federal da Bahia na formação de profissionais com alto grau de profissionalização, em nível de pós-graduação, buscando a aproximação com as instituições locais que desenvolvam ou façam uso de soluções em TI.
Na oportunidade, o diretor do Foro da SJBA, juiz federal Durval Carneiro Neto, destacou sua satisfação com a continuidade da Residência de TI e mostrou-se entusiasmado com a nova turma e com as possíveis soluções proporcionadas por meio deste projeto.


49 visualizações