Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/02/2024 - INSTITUCIONAL

Alunos da 2ª Turma da Residência de TI apresentam Trabalho de Conclusão de Curso

Alunos da 2ª Turma da Residência de TI apresentam Trabalho de Conclusão de Curso

Na manhã desta quarta-feira, 7 de fevereiro, alunos da 2ª Turma da Residência de TI apresentaram os seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Pós-graduação lato sensu em Projetos de Tecnologia e Inovação para o Judiciário Federal (Residência em software), na sala de Treinamentos do Anexo III do prédio da Seção Judiciária da Bahia. A Residência de TI, que teve início em 2022, é um projeto da Seção Judiciária da Bahia em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

Nesta 2ª turma, a Residência de TI contou com a tutoria de quatro professores doutores do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Computação da UFBA. O trabalho foi gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC) e coordenado pelo Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NUCGE).  

Durante a residência na SJBA, os alunos entregaram alguns projetos transformadores que agregam valor em um cenário crescente de aplicação da cultura de inovação do Judiciário, como por exemplo, os sistemas: Sinopse de Julgamentos no ambiente de 2º Grau do PJe, Seleção de Estagiários, SIAP Web, SPREV, Pje Web Services, Juntada de Requisição de Pagamento de Pequeno Valor e Precatório e Interoperabilidade entre os sistemas AJG e e-Social.  

Em seus trabalhos de conclusão, os residentes apresentaram temas relevantes, abordando, por exemplo, assuntos relacionados à automação de processos de trabalho e ao compartilhamento das soluções para toda a 1ª Região e para outros Tribunais.  

Ao final de cada apresentação, os professores orientadores da UFBA e os diretores do NUTEC e do NucGE, Álvaro Antônio Brito Reis e Liliana Kelsch Sarmento, respectivamente, fizeram pertinentes colaborações para o enriquecimento do trabalho dos alunos.  

O objetivo do projeto Residência de TI é o desenvolvimento, pesquisa e inovação em soluções de Tecnologia da Informação (TI) que visem melhorias nos métodos de trabalho/sistemas informatizados da Justiça Federal e em atendimento ao interesse da Universidade Federal da Bahia na formação de profissionais com alto grau de profissionalização, em nível de pós-graduação, buscando a aproximação com as instituições locais que desenvolvam ou façam uso de soluções em TI.  

“Os alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) demonstraram um comprometimento excepcional e uma dedicação exemplar durante a Residência de TI, deixando um impacto notável na Seção Judiciária da Bahia. Além de se inteirarem dos desafios enfrentados pela Justiça Federal, esses alunos foram capazes de desenvolver e implementar soluções inovadoras que não apenas otimizaram os processos internos, mas também destacaram o papel fundamental que a colaboração entre a academia e as instituições públicas desempenha na busca por uma administração mais eficaz e justa”, afirmou a diretora do NucGE, Liliana Kelsch.  

“Chegamos ao fim de mais uma turma da Residência de TI, esse projeto que se consolida a cada ano e que tem ajudado nas tarefas diárias de vários colegas, reduzindo a carga de trabalho e otimizando os procedimentos. São entregas pequenas, mas que agregam muito valor. Há uma estreita relação entre a TI, a inovação e a área de negócio”, declarou o diretor do NUTEC, Álvaro Reis.   

Essa matéria está associada ao ODS 4 (Educação de Qualidade), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


126 visualizações

Veja também