O projeto dos assistentes virtuais da Seção Judiciária da Bahia, Juju (atendente virtual da SJBA) e Jefinho (atendente virtual dos Juizados Especiais Federais) será inserido no Banco de Boas Práticas da Justiça Federal da 1ª Região (JF1). A inserção foi aprovada, por unanimidade, pelo Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento (Cogecon) do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A iniciativa desenvolvida pela SJBA e implementada, desde 2021, pelos Núcleos de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE), Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTEC) e Núcleo de Apoio à Coordenação (NUCOD) permite a interação, via WhatsApp, dos usuários com um chatbot (robô de conversação que simula uma conversa humana), proporcionando o acesso a orientações e informações sobre os assuntos mais demandados pelo atendimento telefônico dos servidores, tais como: auxílio emergencial, consulta de processos, distribuição, arquivo, contatos das unidades, entre outros.
O objetivo do projeto é aprimorar e facilitar o acesso do cidadão aos serviços do Poder Judiciário, bem como desafogar as equipes técnicas das unidades, que poderão se concentrar na tramitação dos processos.
De acordo com o Comitê, os assistentes virtuais Juju e Jefinho atendem aos requisitos estabelecidos pela Portaria PRESI nº 182/2021, que institui e regulamenta o Banco de Boas Práticas no âmbito da JF1. Este é o segundo projeto da SJBA aprovado, unanimemente, pelo Comitê, conforme divulgado na Edição do JFH, de 03/04/23, o projeto aplicativo e painel do PAC e CAC também será inserido no banco.