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12/01/2024 - INSTITUCIONAL

Balcão Virtual: atendimento público ágil e sem burocracia

Balcão Virtual: atendimento público ágil e sem burocracia

A Seção Judiciária da Bahia realizou, apenas nesta primeira semana após o recesso forense, quase 3.000 atendimentos remotos por meio do Balcão Virtual, conforme dados fornecidos na data de hoje.   

A ferramenta permite o acesso remoto direto e imediato dos usuários aos serviços de justiça da SJBA, garantindo um atendimento ágil e eficiente. Advogados, partes e quaisquer interessados são atendidos por meio de chamada de vídeo, através do aplicativo Microsoft Teams. O serviço está disponível nas Varas da capital e interior e também nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais.    

Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução n. 372, de 12 de fevereiro de 2021 e regulamentado, no âmbito do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, pela Portaria PRESI n. 157 de 12 de maio de 2021, o Balcão Virtual tem como objetivo agilizar e desburocratizar o atendimento, funciona sem a necessidade de agendamento prévio, e, ao ingressar na reunião, o solicitante deverá aguardar a ordem de atendimento na sala de espera. 

Nos casos de sigilo ou segredo de justiça, o atendimento somente será prestado após a exibição de documento oficial que identifique a parte ou o respectivo advogado com procuração ou substabelecimento nos autos.  

O acesso é feito por meio de um link na opção Balcão Virtual disponível na tabela de atendimento on-line. Utilizando o computador, não é necessário instalar o aplicativo Microsoft Teams, basta escolher a opção “Continuar neste navegador”. Se o acesso for realizado via celular ou tablet é preciso baixar o Teams. Aguarde o servidor autorizar sua entrada na sala virtual (lobby), mantendo o microfone desligado. Quando o atendimento for iniciado, mantenha a câmera ligada.   A administração da SJBA tem priorizado ações que visam um atendimento cada vez mais célere e acessível ao público. 

Além do Balcão Virtual, há também a assistente virtual “Lucy”, que permite aos usuários externos realizarem questionamentos relacionados a processos em andamento, como tramitação, acesso a documentos de um processo digital, requerimento de certidão, etc. e o chatbot (robô de conversação via WhatsApp) Juju e Jefinho, por meio do número de WhatsApp (71) 3616-4656.    

O link de acesso ao Balcão Virtual é o :https://www.trf1.jus.br/sjba/servicos/balcao-virtual---atendimento-das-09-as-16h 

Para a Assistente Virtual “Lucy”, acesse:https://www.trf1.jus.br/sjba/servicos/assistentevirtual


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