Até 25 de julho, o Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio da Secretaria de Estratégia e Governança (SEG), promove a consulta pública sobre
Governança Participativa, com o objetivo de definir as metas a serem adotadas pela Justiça Federal no ano de 2024. A consulta é direcionada para cidadãos, magistrados, servidores, advogados, defensores, promotores e sociedade em geral.
O formulário é composto por 10 questões objetivas, com o tempo médio de resposta de três minutos. Ao final, as informações coletadas serão disponibilizadas no Observatório da Estratégia da Justiça Federal e utilizadas para a elaboração de relatório e proposição de medidas judiciárias que atendam às demandas da sociedade.
O Poder Judiciário estabelece, anualmente, metas nacionais e específicas para cada segmento de justiça, com vistas ao aprimoramento da prestação jurisdicional e aperfeiçoamento da administração judiciária. O levantamento está em consonância com as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 221/2016 e 325/2020, bem como com a Portaria CNJ nº 59/2019, que buscam promover a construção de políticas para o Poder Judiciário, com base em princípios de gestão participativa e democrática.
Essa matéria está associada ao ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).