O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Departamento de Pesquisas Jurídicas, realizará hoje, 19/04, das 17h às 19h, um webinário para tirar dúvidas dos tribunais a respeito do regulamento do Prêmio CNJ de Qualidade 2023. O evento ocorrerá em dois dias, no formato on-line, com transmissão, ao vivo, via plataforma Cisco Webex.
O webinário tem por finalidade sanar dúvidas, em razão da edição da Portaria CNJ nº 82/2023, que estabelece o regulamento do Prêmio CNJ de Qualidade para o ano de 2023 e será realizado em duas etapas, com abordagem de dois temas: um exclusivo para dúvidas sobre o DataJud e outro para os demais itens da Portaria.
O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números, implementado desde 2013. Ao longo dos anos, vários critérios foram sendo aperfeiçoados e incluídos no regulamento da premiação, que é dividida em quatro eixos principais: governança, produtividade, transparência, dados e tecnologia. Entre as novidades apresentadas na Portaria CNJ nº 82, de 31 de março de 2023, estão critérios de avaliação mais objetivos e reforço na importância da ampliação do acesso à Justiça. Tendo como prioridade a evolução dos serviços oferecidos, a instalação de pontos de inclusão digital pelos tribunais é um referencial de pontuação que ganha mais importância em 2023.
Também passa a ter maior significância na comparação entre os tribunais a celeridade no encaminhamento das ações relativas às demandas de saúde, causas que têm relação direta com o bem-estar do indivíduo, com vidas em risco, e que, por isso, são prementes. Além disso, a alimentação do novo sistema Módulo de Produtividade Mensal, que passará a conter, de forma inédita, o cadastro de todas as unidades judiciárias do Brasil, de todos/as magistrados/as, servidores/as e trabalhadores/as do quadro auxiliar, também está entre os destaques desta edição. (Fonte CNJ)
Para participar do webinário não é necessário realizar inscrição, basta acessar os respectivos links nos dias e horários indicados: