A Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação da Seção Judiciária da Bahia (CPEAMASD/SJBA) informa que a Cartilha de Orientações sobre Assédio Sexual, Assédio Moral e Discriminação, elaborada pelo TRF1, foi disponibilizada na página principal do Portal da Seção Judiciária da Bahia (SJBA). O material foi lançado na Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ocorrida de 2 a 4 de maio de 2023.
A cartilha visa difundir valores morais e éticos, edificando um comportamento exemplar no ambiente de trabalho, além de definir os diversos tipos de assédio e da discriminação, contextualizando temas como: saúde no trabalho, o papel do gestor, a cooperação entre a equipe de trabalho, a importância da gestão participativa, entre outros. O material possui a finalidade de esclarecer o público interno de toda a Justiça Federal da 1ª Região, bem como divulgar os canais de denúncia no Tribunal.
Vale lembrar que a CPEAMASD/SJBA, presidida pela juíza federal titular da 23ª Vara, Sandra Lopes Santos de Carvalho, é composta por membros representantes dos magistrados, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários. A comissão possui um canal exclusivo para recebimento de denúncias no contato de e-mail: assedio.ba@trf1.jus.br. Neste canal as vítimas também podem receber acolhimento e orientações da comissão local.
Para acessar a
Cartilha de Orientações sobre Assédio Sexual, Assédio Moral e Discriminação do TRF1 basta clicar no link
https://bit.ly/44G0bGq.
Essa matéria está associada ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).