Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

02/08/2013 -

DIREF apoia AGU na Bahia em projeto de conciliação para ações judiciais entre órgãos da Administração

DIREF apoia AGU na Bahia em projeto de conciliação para ações judiciais entre órgãos da Administração

A Advocacia-Geral da União lançou, no dia 18 de julho, em Salvador, o Projeto "CJU Conciliação" para fortalecer a prática de acordos na solução dos conflitos judiciais envolvendo órgãos da Administração Pública Federal nas esferas judiciária e administrativa. O programa da AGU inclui a criação da Câmara Local de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF).

As atividades relacionadas à implementação do projeto em Salvador foram realizadas entre os dias 18 e 19 de julho. Durante o evento foi proferida uma apresentação técnica na Consultoria Jurídica da União no Estado da Bahia (CJU/BA), com a presença dos advogados da União que atuam no estado.

Coordenada pelo advogado da União, Manoel Muricy, a palestra destacou a importância da descentralização e as vantagens do procedimento conciliatório sob a condução das Consultorias.

Foi estabelecida também uma parceria com a Justiça Federal na Bahia, que, por meio do diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, juiz federal Ávio Novaes, se comprometeu a preparar um levantamento de ações judiciais tendo como partes entes e órgãos da Administração Pública Federal e órgãos da administração pública estadual e municipal para posterior composição do Banco de Matérias Prioritárias, visando o início das atividades da Câmara Local de Conciliação.

A CCAF já realizou o mesmo trabalho no Rio Grande do Sul e Pernambuco, e levará o projeto para os estados de São Paulo, Minas Gerais e do Amazonas.

O objetivo é garantir a integração das atividades da Câmara de Conciliação com as Consultorias Jurídicas da União (CJU) nos estados para possibilitar a ampliação da capacidade operacional da AGU na instauração de procedimentos descentralizados de conciliação.

Além disso, também foi feita uma parceria entre a Consultoria Jurídica da União na Bahia (CJU) e as unidades do contencioso da AGU para reforçar a integração dos órgãos locais na solução de conflitos envolvendo órgãos da Administração Pública. "a ampliação das ações da CCAF/CGU por meio da Câmaras Locais de Conciliação traduz um fortalecimento da parceria dos órgãos regionais da AGU, sob a coordenação da CJU/CGU, e o incremento de uma ferramenta apropriada para auxiliar na solução de controvérsias envolvendo entes e órgãos da Administração Pública", afirmou.

De acordo com o Diretor da CCAF, Orlando Muniz,


35 visualizações