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09/08/2023 -

DIREF e SECAD fazem balanço do primeiro ano de gestão, marcado por comprometimento e inovação

DIREF e SECAD fazem balanço do primeiro ano de gestão, marcado por comprometimento e inovação

Em junho deste ano, o juiz federal Durval Carneiro Neto completou seu primeiro ano de gestão à frente da Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia. Desde a posse, em 1º de junho de 2022, esta gestão já iniciaria cercada de desafios. Durante a Solenidade de Posse, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador federal José Amilcar de Queiroz Machado, anunciou novos tempos para a Justiça Federal, com as mudanças na vida e nas relações de trabalho em todo o mundo no período pós-pandemia. Na ocasião, também foi empossado o vice-diretor do Foro, juiz federal Fábio Rogério França Souza.
Para enfrentar os inúmeros desafios em um contexto atípico, a atuação da Administração da SJBA segue de forma comprometida, cautelosa, ininterrupta e responsável, levando em consideração, primeiramente, a saúde e segurança dos magistrados, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários da Justiça Federal da Bahia. Nesta tarefa, a Direção do Foro conta com o apoio do diretor da Secretaria Administrativa (SECAD), Tarcísio José Filgueiras dos Reis e dos diretores dos Núcleos Administrativos.
Mesmo em tempos de pandemia, a JFBA enfrentou as mudanças ocorridas sem prejuízo à prestação jurisdicional. A partir de 2022, teve início um novo ciclo, com o recém retorno ao trabalho presencial, novos desafios e quebras de paradigmas na gestão, neste novo processo de mudanças. A decisão era transformar o cenário desfavorável, investir em inovação, tecnologia, mantendo a eficiência na entrega dos serviços à sociedade. Passado um ano de gestão pós-pandemia, os esforços mostraram-se acertados e rendem frutos, com ganhos de produtividade e economia de recursos. Dr. Durval Carneiro ressalta que esta tarefa está sendo possível devido ao envolvimento, participação e dedicação do diretor da SECAD e diretores de todos os Núcleos Administrativos da Seção Judiciária da Bahia.
Confira os principais projetos desenvolvidos e implementados neste período:
- Instalação da sala do NUTEC no prédio do JEF;
- Início do projeto de digitalização de documentos administrativos;
- Instalação de película protetora que reduz incidência de luz solar no prédio do JEF;
- Elaboração de Painéis de BI para auxiliar os gestores no acesso rápido aos dados e na tomada de decisões (Hora extra, Bens permanentes, Contratos, Material, Obras etc.);
- Desenvolvimento de Robô para migração de processos do SISPRA para o SEI e juntada de processos administrativos digitalizados no SEI (arquivo administrativo);
- Desenvolvimento de Robô de lançamento de movimentação e juntada de documentos no PJe, auxiliando as unidades na atividade de migração (cerca de 40 mil processos);
- Automatização da redistribuição dos processos de Execução Fiscal de Feira de Santana com a utilização do Robô de juntada (cerca de 13 mil processos);
- Implementação da 2ª Turma da Residência de TI, em parceria com o Instituto de Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA);
- Premiação dos servidores por tempo de serviço;
- Instalação de 07 usinas de energia solar na Capital e no interior;
- Contratação de empresa para a elaboração dos projetos que subsidiarão a licitação para a continuidade da reforma no prédio do Juizado Especial Federal 2 (JEF2);
- Contratação de empresa para reforma da fachada e pintura da Sede da Seccional;
- Atualização dos equipamentos de segurança institucional;
- Capacitação dos agentes de Polícia Judicial com apoio da Polícia do Exército;
- Atualização da frota de veículos com quatro viaturas (01 micro-ônibus, 01 pick up e 02 sedans) - processo em andamento;
- Instalação de sala para oitiva de testemunhas;
- Reforma das áreas de apoio onde ficam os terceirizados do JEF;
- Instalação da sala do NucGE;
- Encontro Presencial de Diretores de Secretaria de Vara e área administrativa;
- Formação da 1ª Brigada de Incêndio da SJBA;
- Blindagem do prédio sede e anexo da SJBA;
- Criação do Serviço de Conformidade, segregando funções de controle interno, antes executadas pelo NUCAF;
- Fechamento dos inventários de bens 2018, 2020, 2021 e 2022.
Toda essa movimentação da atual gestão objetiva não só implementar uma cultura de inovação na Justiça Federal da Bahia ou tornar projetos reais,¿imbuída no aprimoramento da prestação jurisdicional, mas também protagonizar uma nova história, mostrando que é nos desafios que a instituição pode se reinventar, romper barreiras e avançar sempre mais rumo à excelência.

Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 16 (Paz, Justiça e Instituição Eficazes).


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