A sede da Seção Judiciária da Bahia recebeu na tarde de ontem, 1º, visita técnica de estudantes do curso de Direito da Faculdade Unime Anhanguera de Salvador, campus Paralela. Na ocasião, as(os) alunas(os) puderam conhecer a estrutura e o funcionamento da Seccional, com visita aos gabinetes da 8ª Vara de Execução Fiscal, 16ª Vara Cível, 2ª Vara Criminal, bem como à Diretoria do Foro.
As(os) discentes vieram acompanhados do coordenador do curso da instituição, professor Antônio Jorge Santos Oliveira. A ação foi viabilizada pelo servidor Gésner Braga, do Serviço de Comunicação Social (SERCOM), que também recepcionou e assessorou o grupo durante toda a visita juntamente com o diretor do Núcleo Judiciário da SJBA, Félix Aguiar. A iniciativa também contou com o apoio do Núcleo de Gestão de Pessoas por meio da Seção de Desenvolvimento e Avaliação de Recursos Humanos (SEDER), na pessoa da servidora Ezenildes Brito.
A visita técnica começou com as(os) estudantes ganhando uma aula com o diretor do Núcleo Judiciário (NUCJU), Félix Aguiar, o que proporcionou aos discentes uma visão ampla das atividades jurisdicionais e administrativas da Justiça Federal da Bahia. Em sua apresentação, o diretor do NUCJU apresentou todo o histórico de criação dos Tribunais Regionais Federais, mais especificamente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), explanando também sobre a estrutura do Poder Judiciário, competência e funcionamento da Justiça Federal da Bahia, bem como detalhando a sua organização e apontando o relevante papel desta instituição na sociedade.
Após, o grupo se dirigiu à 16ª Vara Federal Cível, onde foi recebido pela diretora de Secretaria Isa Perpétua e encaminhado ao gabinete do juiz federal Igor Matos Araújo, que de forma hospitaleira e didática conversou com as(os) alunas(os), apresentando a Justiça Federal, contando sobre suas experiências, rotinas e o fluxo de trabalho de uma Vara Federal, os desafios enfrentados, entre outras relevantes questões.
Finalizada esta parte da apresentação, o grupo se dirigiu à 2ª Vara Criminal sendo recebido pelo diretor de Secretaria Clemente Nascimento Filho, que de forma acolhedora apresentou o funcionamento da Secretaria e um panorama geral sobre as rotinas de trabalho. O diretor levou as(os) alunas(os) para conhecer a sala de audiências, onde discorreu sobre a tramitação processual e como funcionam as audiências presenciais e virtuais.
Em seguida, foram levados para conhecer a 8ª Vara de Execução Fiscal, sendo recebidos pelo diretor de Secretaria, Allan Ribeiro, que conduziu o grupo para o gabinete do juiz federal Durval Carneiro Neto, sendo agraciados com um valoroso bate-papo com o magistrado. O juiz federal apresentou a estrutura, o funcionamento da Justiça Federal, falou um pouco da trajetória e experiência na magistratura federal, ao tempo em que conversou sobre as rotinas de trabalho e os desafios enfrentados, proporcionando uma visão sobre a carreira de juiz e a importância do serviço prestado pela Justiça Federal.
Nesta visita, as(os) estudantes tiveram também o privilégio de conhecer o gabinete da diretora do Foro da Seção Judiciária da Bahia, juíza federal Sandra Lopes Santos de Carvalho, que muito solícita e de forma acolhedora deu boas-vindas a todas(os) as(os) estudantes. A diretora do Foro fez um breve panorama sobre a Seção Judiciária, detalhando sua organização com informações sobre as Varas, Juizados Especiais Federais, Núcleos Administrativos e Subseções Judiciárias. A magistrada também contou sobre suas experiências na carreira até chegar na magistratura federal, dando valiosos conselhos para as(os) alunas(os) presentes e colocando a JFBA à disposição, para que eles possam aprender de forma participativa desta importante instituição.
As(os) discentes expressaram a satisfação em poder participar desta experiência de imersão no cotidiano de trabalho da Seção Judiciária da Bahia.
Essa matéria está associada ao ODS 4 (Educação de Qualidade) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).