Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

29/08/2023 -

IDEIA SUSTENTÁVEL A GENTE COMPARTILHA! SJBA e JEFs ganharão coletores para descarte correto e reciclagem de cápsulas de café

IDEIA SUSTENTÁVEL A GENTE COMPARTILHA!  SJBA e JEFs ganharão coletores para descarte correto  e reciclagem de cápsulas de café

O café é a segunda bebida mais consumida do Brasil, perdendo apenas para a água. Segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese, em média, os brasileiros tomam de 3 a 4 xícaras por dia. De acordo com a pesquisa, isso equivale a cerca de 5,8 kg da bebida ao ano.
Ainda conforme o levantamento, o tipo preferido é o expresso, em segundo está o café com leite e em terceiro lugar, o capuccino. Por ser bem prático no dia a dia, o café em cápsulas é bem utilizado no Brasil. Apesar de ter chegado aqui em meados dos anos 2000, atualmente houve um grande aumento no volume de cápsulas consumidas.
Estas cápsulas podem ser feitas de plástico ou alumínio e o seu consumo é realizado por uma máquina própria, a qual retira ou fura a tampa e despeja a quantidade necessária de água quente para fazer o café. Então, o que fazer com as cápsulas após tomar um delicioso e preferido café expresso? Será que é possível destinar estas cápsulas para reciclagem?
A resposta é SIM! É possível descartar corretamente este tipo de resíduo. Conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, tanto o consumidor como o fabricante são corresponsáveis pelo descarte adequado.
Foi pensando na reciclagem deste material que a diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE), Liliana Kelsch Sarmento, teve a iniciativa de pensar em uma forma de realizar a coleta de todas as cápsulas de café usadas pelos servidores e colaboradores lotados no prédio sede da Seção Judiciária da Bahia e no prédio dos Juizados Especiais Federais. A ideia surgiu após participar do curso: Por que devemos separar nosso lixo? Implementando o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS, realizado em 04/04/23, via Teams, para todo o corpo funcional da Justiça Federal da Bahia.
E como nada se faz sozinho e a ideia da sustentabilidade é justamente atingir o coletivo e impactar o maior número de pessoas possíveis, esta iniciativa ganhou apoio da Associação dos Servidores da Justiça Federal na Bahia (ASSERJUF), que adquiriu os coletores de cápsulas de café para serem distribuídos para as unidades da SJBA e JEFs que possuem máquina de café, e também da empresa ambiental Badame, que irá fornecer, sem custo, dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para coleta deste material, juntamente com a Cooperativa Cooperes, que fará o recolhimento para reciclagem. Em breve informaremos onde os PEVs serão instalados aqui na Seccional e nos JEFs.
Segundo um levantamento realizado pelo Serviço de Apoio à Gestão Socioambiental (SERAMB-NucGE), foi constatado que atualmente 19 unidades possuem máquina de café e consomem cápsulas de diferentes marcas, modelos e sabores.
Agora, com esta iniciativa, as unidades da SJBA e JEFs que consomem cápsulas de café ao invés de “jogarem-nas fora”, descartando-as no lixo comum, poderão destiná-las para a reciclagem. Importante destacar que, pode ser de qualquer marca de café e não há necessidade de lavar a cápsula.
Aqueles que possuem cápsulas de café em casa, se o desejarem, também poderão realizar o descarte ambientalmente correto nos PEVs da SJBA e dos JEFs, quando estiverem disponíveis.

Essa matéria está associada ao ODS 12 (Produção e Consumo Responsáveis), 13 (Ação contra e Mudança Global do Clima) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


100 visualizações