Nos dias 1º e 2 de junho, a Subseção Judiciária de Paulo Afonso/BA ganhou duas salas dos Juizados Especiais Federais Virtuais (JEFs Virtuais), nos municípios de Chorrochó/BA e Cícero Dantas/BA. Na inauguração estiveram presentes o coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão; representando a Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia, o vice-diretor do Foro, juiz federal Fábio Rogério França Souza, o diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu e o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas.
A iniciativa é uma parceria da SSJ de Paulo Afonso com as prefeituras das referidas cidades e conta com o apoio da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef-TRF1). O prefeito do município de Chorrochó, Humberto Gomes Ramos e o prefeito do município de Cícero Dantas, Ricardo Almeida Nunes da Silva, disponibilizaram os espaços e os recursos materiais para os JEFs Virtuais, com salas de atendimento onde serão efetuadas perícias médicas e audiências judiciais telepresenciais, evitando assim o deslocamento dos jurisdicionados à sede da Subseção, visto que tais municípios estão localizados a 180 km e 151 km de distância da cidade de Paulo Afonso, respectivamente.
Nestas unidades dos JEFs virtuais serão realizados atendimentos de perícia judicial para benefícios previdenciários por incapacidade e assistenciais, encaminhamentos para realização de perícia socioeconômica, audiências de conciliação e instrução na modalidade telepresencial, além de atividades administrativas em apoio à SSJ de Paulo Afonso.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).