Na tarde da última quarta-feira, 19/07, o juiz federal titular da Subseção Judiciária de Teixeira de Freiras, Raimundo Bezerra Mariano Neto, realizou a primeira audiência de instrução no qual três policiais são acusados de envolvimento na morte de um adolescente indígena, de 14 anos, no dia 4 de setembro de 2022.
O adolescente, Gustavo Conceição, era identificado como pertencente à etnia Pataxó. O indígena morreu após ser atingido por disparo de arma de fogo, em ataque por disputa de território ocorrido em uma fazenda situada na cidade de Prado/BA.
Os policiais acusados foram presos em outubro do ano passado, durante a operação denominada Tupã, da Polícia Federal. Nesta audiência de instrução, foram ouvidos os acusados e as testemunhas. Um dos acusados responde em liberdade e participou da audiência por videoconferência. Os outros dois, que estão presos, compareceram presencialmente, sendo escoltados pela polícia, de Lauro de Freitas/BA até Teixeira de Freitas/BA.
Por motivos de segurança, o diretor da Subseção Judiciária de Teixeira de Freitas, juiz federal Raimundo Bezerra Mariano Neto, por meio Portaria n° 5/2023, suspendeu o atendimento presencial na data.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).