Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

04/12/2024 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal de Vitória da Conquista/BA recebe exposição "Sertão: a vida e a lida", do artista plástico Sílvio Jessé

Justiça Federal de Vitória da Conquista/BA  recebe exposição

Começou na última quarta-feira, 27, e seguirá até o próximo dia 19 de dezembro a exposição Sertão: a vida e a lida, do artista plástico Sílvio Jessé, na Subseção Judiciária de Vitória da Conquista/BA. Natural de Vitória da Conquista, Sílvio Jessé é considerado um dos artistas plásticos mais expressivos do sudoeste baiano. Retratando o cotidiano do sertanejo, os quadros de Jessé trazem a figura do homem, animal, vegetação, terra e sol. O artista preparou 08 telas inéditas, especialmente para esta exposição.  

Em seu discurso de abertura, o juiz federal diretor, Dr. Rafael Ianner, destacou a honra da Subseção de Vitória da Conquista por sediar exposição de um talentoso artista conquistense, conhecido por seus quadros "solares", com temática essencialmente Sertaneja.  

Segundo o magistrado, a sede da subseção é visitada diariamente por dezenas de autores e de autoras de ações previdenciárias de cunho rural. Por isso, o artista Sílvio Jessé optou por expor quadros nos quais estas pessoas pudessem se identificar, além de marcar o Novembro Azul como mês de prevenção contra o câncer de próstata.  

O magistrado enfatizou que a exposição permite o acesso à cultura pelos jurisdicionados e está inserida em um processo de humanização das dependências do edifício-sede, iniciado pela reforma das salas de perícias médicas, reformulação da sala de espera dos periciandos e criação de uma brinquedoteca.  

A abertura da exposição contou com a presença de servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) da subseção e autoridades locais. Emocionado, Silvio Jessé agradeceu a oportunidade de divulgar sua arte, que retrata memórias afetivas da infância vivida na fazenda do avô, ajudando a humanizar e tornar ainda mais acolhedor o ambiente da Justiça Federal. Ao final foi oferecido um brunch todo preparado com ingredientes típicos da culinária sertaneja.  

Uma das obras do artista, impressa num painel gigante, permanecerá ensolarando o átrio da Subseção Judiciária, em homenagem ao cotidiano do jurisdicionado rurícola que habita a maior parte dos processos que tramitam na Justiça Federal de Vitória da Conquista.

   



73 visualizações

Veja também