Na última segunda-feira, 5/06, foi lançada a versão modernizada do portal de Intranet de toda a Justiça Federal da 1ª Região. O lançamento foi realizado através de um webinário apresentado por representantes da
Microsoft e da sua parceira Quatto Tecnologia, responsável pela implantação da nova versão da ferramenta.
Para tornar ao usuário – o público interno da JF1 – a experiência na Intranet mais fluida e funcional, foram 70 dias de extenuante trabalho e movimentação, até a atualização ser concluída. A modernização consolida a integração da Intranet à plataforma Teams, melhorando a identidade visual e o acesso à informação.
Um Grupo de Trabalho foi instituído pela Diretoria-Geral do TRF1, por meio da Portaria DIGES nº 129/2023, para coordenar e acompanhar a execução do projeto junto à empresa contratada. A servidora do Serviço de Comunicação Social da Seção Judiciária da Bahia (SERCOM-SJBA), Adriana Souza Daniel, fez parte da composição do GT e pôde acompanhar todo o processo de construção e implantação da nova Intranet da JF1. Um dos maiores desafios e preocupações do GT foi o de tornar o portal mais atraente, acessível e funcional para o público interno, porém sem que essa modernização assustasse os usuários, de forma a causar uma resistência em sua utilização, tendo em vista a adaptação deles à antiga plataforma. O objetivo em comum desta atualização é facilitar o uso dos recursos e extrair o melhor deles, já que tanto o aplicativo Teams quanto a página Intranet são utilizados em boa parte do dia a dia no trabalho.
No webinário, a coordenadora do GT, Ivani Morais, falou sobre o projeto e da sua finalidade, que é disponibilizar um portal moderno, capaz de consolidar a integração e colaboração dos usuários de toda a JF1. Ela agradeceu, nominalmente, a todos os envolvidos no projeto, pela dedicação, empenho e entrega ao trabalho.
Dúvidas sobre a atualização do portal de Intranet podem ser encaminhadas via equipe Publicadores Intranet Moderna 2023, criada no Teams especificamente para sanar dúvidas e atender às necessidades de todos os publicadores da 1ª Região.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico, 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).