Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/12/2023 - INSTITUCIONAL

Público feminino da SJBA foi agraciado com a excelente palestra Saúde, bem-estar e longevidade feminina

Público feminino da SJBA foi agraciado com a excelente palestra Saúde, bem-estar e longevidade feminina

O Ciclo de Palestras 2023 da Seção Judiciária da Bahia encerrou ontem com uma programação especialmente direcionada ao público feminino, mas que também contou com a participação de alguns homens, que tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o universo feminino e a saúde da mulher.   O evento foi promovido pela Direção do Foro, Secretaria Administrativa, Núcleo de Gestão de Pessoas e Núcleo de Bem-Estar Social da SJBA.  

A palestra foi apresentada pelo médico ginecologista e obstetra, Dr. David Nunes Jr, Mestre e Doutor em Medicina e Saúde Humana e referência técnica em saúde feminina da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.  

Dr. David Nunes iniciou ressaltando que a saúde é muito mais do que a ausência de doença, “saúde é uma relação estreita e saudável consigo próprio e com quem está em volta”, e trouxe o conceito atual de saúde, que é o cuidado integral e completo que não valoriza apenas a questão do biológico, mas também a autonomia dos indivíduos e reforça os fatores de proteção à saúde.   

Abordou os estágios do ciclo de vida da mulher, apresentando as principais queixas das mulheres, desde as fases da infância e adolescência, como a puberdade precoce ou tardia, a dismenorreia (dor excessiva durante a menstruação), malformações genitais, entre outras, até à fase adulta, com queixas como câncer ginecológico (colo, útero, ovário e mama), endometriose, miomas, infecções sexualmente transmissíveis,  na esfera sexual, e por último, na fase de sinectude (após 65 anos), com problemas como osteoporose, alterações urinárias (urgência e incontinência), patologias não ginecológicas (neuropatia, AVC, Alzheimer, Parkinson, etc.),  apenas citando algumas, que requerem, em qualquer fase ou idade,  a necessidade de atenção e cuidados médicos, de forma integral.   

Apresentou também as principais orientações para a promoção de saúde, como alimentação saudável, realização de exames de rastreamento, planejamento reprodutivo, prevenção contra IST/HIV, entre outras, e declarou que dentro do ciclo de vida da mulher, o climatério começa muito mais cedo que aos 40 anos, por volta dos 35, quando começam os primeiros sintomas da falência ovariana, de maneira silenciosa, culminando com a menopausa e perdurando após ela.  

A palestra agradou em cheio as servidoras participantes, que ao final tiveram a oportunidade de realizar perguntas e tirar dúvidas com o Dr. David Nunes, que com toda sua experiência e conhecimento respondeu de pronto cada uma delas. Muitas manifestações de agradecimento e parabenização aos envolvidos na programação foram enviadas via chat.   

Essa matéria está associada ao ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


210 visualizações

Veja também