Na tarde de ontem, 13/04, ocorreu a reunião do Comitê Institucional de Planejamento Estratégico da Seção Judiciária da Bahia (CIPE-SJBA), via Teams, com a presença do juiz federal Diretor do Foro, Durval Carneiro Neto, o diretor da Secretaria Administrativa, Tarcísio José Filgueiras dos Reis e demais membros do Comitê.
O objetivo do CIPE-SJBA é fomentar a reflexão e a conscientização, promovendo o engajamento da força de trabalho e de ações que efetivem a mudança dos padrões relativos à sustentabilidade ambiental, econômica e social dentro da instituição.
Nesta reunião, dirigida pela supervisora da SEAGE, Cláudia Daniel, foi possível avaliar o cumprimento dos atuais projetos e discutir sobre a possibilidade da inserção de outros projetos na Carteira de Iniciativas Estratégicas da SJBA.
Na oportunidade, foram apresentados o portfólio com os diversos projetos, alguns já executados, outros em andamento, três projetos suspensos e um novo inserido. Os projetos concluídos, citados na reunião foram: 1) Soluções para digitalização de processos, 2) Conheça o JEF, 3) Concilia Teams, 4) Residência em Tecnologia da Informação - Turma II, 5) Implantação da Solução e-CARTA, 6) JFBA Cast, 7) Atendimento Virtual, 8) Sprev 2.0, 9) Semana da Poupança, 10) Plano Anual de Contratações, 11) Atualização do Windows WSUS e 12) Concilia Subseções.
No rol de projetos em andamento da Carteira de Iniciativas da SJBA, estão: 1) Implantação do LIODS, 2) Transformação Digital, 3) Implantação do Núcleo de Justiça 4.0, 4) Acolhendo, 5) Digitalização e descarte de processos e documentos administrativos, 6) Implantação da Gestão de Riscos, 7) Prêmio Destaque Institucional e 8) Gestão por Competência.
Na ocasião, também foi citado o novo projeto inserido, que é o Migrador de documentos para o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Segundo, Liliana Kelsch Sarmento, diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE), esse projeto irá auxiliar muito a Seccional, principalmente, nas Varas de Execução Fiscal, que possuem um acervo grande de processos que foram digitalizados, porém, ainda não foram migrados para o PJe.
Na reunião foram apresentados, por cada gerente responsável, os projetos que estão em fase de execução. O diretor do Foro, juiz federal Durval Carneiro, discutiu a importância do compartilhamento de soluções entre as Seccionais, a fim de eliminar etapas e otimizar resultados. Novas ideias e projetos também foram trazidos, como é o caso do Mutirão de Conciliação a ser realizado em Santo Antônio de Jesus/BA, referente ao incidente ocorrido em uma fábrica de fogos de artifícios do município, e o Núcleo de Justiça Restaurativa, ambos encabeçados pelo Centro de Conciliação da Seção Judiciária da Bahia Valmira Moreira Lisboa Dórea (CEJUC) e o Pop Rua - SJBA, projeto que envolverá atendimento para as pessoas em situação de rua, a ser gerido pelo Núcleo de Apoio à Coordenação dos Juizados Especiais Federais (NUCOD).