A supervisora da Seção de Apoio à Gestão Estratégica da Seção Judiciária da Bahia (SEAGE/NucGE), Cláudia Daniel, participou da capacitação avançada de laboratoristas no espaço físico do Laboratório da Justiça Federal da 1ª Região (LABJF1), localizado na Biblioteca do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília/DF. O encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de julho e contou com a presença de magistrados e servidores do TRF1 e de algumas Seções Judiciárias.
A capacitação foi ministrada pela supervisora do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de 1º grau em São Paulo, Elaine Cristina Cestari e o objetivo principal da formação foi apresentar técnicas e ferramentas de facilitação para condução de reuniões por meio de oficinas de Design Thinking.
A servidora e participante do workshop, Claudia Daniel, ficou bastante satisfeita com a programação do encontro. “Eu gostei muito do Workshop. O objetivo foi capacitar os servidores para planejar e conduzir reuniões objetivas e focadas, aplicando técnicas para sistematizar a discussão, evitar dispersões, controlar participantes autoritários ou impositivos, estimular a participação de pessoas mais tímidas ou caladas e evitar conflitos; capacitar para aplicação de técnicas de pensamento visual para registrar o conteúdo produzido em tempo real de forma a capturar a visão do todo e reunir grande quantidade de informação em pouco tempo, aumentando compreensão e apreensão e evitando dispersão causada por texto corrido, e capacitar para a liderança de sessões de oficinas ou colaborar para coesão e organização por meio do uso de templates criados apenas com quadro branco e pincéis e/ou post its”, pontuou ela.
Importa destacar que, o Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE/SJBA), do qual a servidora Cláudia Daniel faz parte, foi criado na pandemia e já realizava atividades próprias de laboratório. A expectativa é que, futuramente, na Seção Judiciária da Bahia, seja criado o Laboratório de fato, de maneira não apenas empírica, uma vez que a SJBA é considerada um espelho de ideias inovadoras.
“A importância de um evento como esse é a preparação para que os (futuros) laboratórios da 1ª região existam em formato de teia e de que sejam fontes de captação e compartilhamento de ações e ideias inovadoras. A troca de experiências foi um dos pontos altos do Workshop, sendo a Bahia grande ‘fornecedora’ de ideias e práticas inovadoras”, ressaltou a supervisora da SEAGE, Cláudia Daniel.
Essa matéria está associada com o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).