Servidores e servidoras de toda a Justiça Federal da 1ª Região têm até sexta-feira, 12 de maio, para atualizarem as informações cadastrais referentes a raça/cor. A atualização da autodeclaração pode ser realizada pelo Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SARH) através do endereço: SARH > Menu do Servidor > Atualizar Informações Pessoais > aba Características Pessoais.
Após, o servidor realizará a autodeclaração de acordo com uma das opções em destaque:
1) Amarelo(a)
2) Branco(a)
3) Indígena
4) Negro(a) – Pardo(a)
5) Negro(a) – Preto(a)
6) Sem informação
A ação visa concretizar o item 3 do Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para adequação dos dados cadastrais dos servidores do Poder Judiciário aos critérios estabelecidos pelo IBGE.
O Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial consiste na adoção de programas, projetos e iniciativas a serem desenvolvidas em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, com a finalidade de combater e corrigir as desigualdades raciais, por meio de medidas afirmativas, compensatórias e reparatórias, para eliminação do racismo estrutural e promoção de uma cultura pela equidade racial no âmbito do Poder Judiciário. (Fonte: ASCOM-TRF1)
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).