Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/08/2023 -

Servidores da JFBA marcam presença no Curso de Introdução à Cultura da Inovação no âmbito do Poder Judiciário

Servidores da JFBA marcam presença  no Curso de Introdução à Cultura  da Inovação no âmbito do Poder Judiciário

Entre os dias 7 e 10 de agosto, das 10h às 12h, servidores da Seção Judiciária da Bahia e das Subseções Judiciárias vinculadas participaram do Curso de Introdução à Cultura da Inovação no âmbito do Poder Judiciário. O curso, realizado via Teams, foi promovido pela SJBA e ministrado por integrantes do Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, o iluMinas.
A capacitação foi conduzida pelo coordenador do Laboratório de Inovação iluMinas/TRF6, José Fernando Barros e Silva, graduado em Sistemas de Informação e Direito e pós-graduando em Docência pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), e pela laboratorista do iluMinas/TRF6, Ana Elisa Mendes de Paula, que é graduada em Direito, pós-graduada em Direito Privado, pós-graduada em Docência pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).
A diretora do Núcleo de Gestão Estratégica, Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (NucGE-SJBA), Liliana Kelsch Sarmento, marcou presença no encontro e ressaltou a importância de eventos como este para o compartilhamento de ideias e trocas de experiências e para o incentivo da criação de novos laboratórios. A direção do Foro da SJBA e a direção do NucGE estão envidando todos os esforços necessários para que, em breve, a Seção Judiciária da Bahia tenha também seu Laboratório de Inovação, uma vez que a SJBA já realiza atividades próprias de laboratório e é considerada um espelho de ideias inovadoras.
Durante o curso foram abordados conteúdos como: noções introdutórias de inovação, a importância da inovação no aperfeiçoamento do serviço público, as metodologias utilizadas como Design Thinking e Miro, entre outros. Além disso, foram compartilhados com os presentes os projetos inovadores e de sucesso desenvolvidos pelo iluMinas.
A servidora Vivian Brito, lotada na 22ª Vara do Juizado Especial Federal e também participante do curso, ficou bastante entusiasmada e satisfeita com o encontro. Confira abaixo o depoimento que ela deixou registrado para o JFH sobre esta experiência:
“O curso “Introdução à Cultura da Inovação no âmbito do Poder Judiciário”, realizado por iniciativa do NucGE e NucGP demonstrou, aos servidores, da Seção e Subseção Judiciária, gestores presentes, e, uma laboratorista convidada do InovarES, como é possível criar, recriar, e, certamente, INOVAR no âmbito no Poder Judiciário, aplicando a metodologia do Design Thinking, e outras ferramentas do design para criação de projetos.

Ressaltou-se a importância de se colocar o usuário no centro da inovação, buscando responder a seguinte pergunta: qual a utilidade prática desse projeto para o usuário?

Foi incrível, foi inovador, foi o primeiro passo, de uma travessia rumo à inovação na Justiça Federal da Bahia. A inovação é um patrimônio invisível, que muda a forma como as coisas estavam sendo feitas, para melhorar o sistema, como também humanizá-lo.

Parabéns aos organizadores pela iniciativa, que possibilita novos projetos, novas ideias e boas práticas na Justiça Federal, em consonância com a política da Gestão da Inovação do Conselho Nacional de Justiça.

“É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos” (Fernando Pessoa)”.

Essa matéria está associada com o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).


89 visualizações