Nos dias 1º e 2 de junho, o Conselho da Justiça Federal (CJF) realizou o Encontro Nacional de Comunicação da Justiça Federal, na sede do órgão, em Brasília/DF. O evento reuniu diversos estudiosos e especialistas no tema, bem como profissionais da área de comunicação dos seis Tribunais Regionais Federais, das Seções e Subseções da Justiça Federal, indicados pelos órgãos.
No evento, a Seção Judiciária da Bahia foi representada pela servidora Adriana Souza Daniel, responsável pelo Serviço de Comunicação Social (SERCOM-SJBA), que pôde acompanhar diversos painéis de debate, com temas como: “O papel do comunicador público”, “A importância da Comunicação Integrada”, “Redes Sociais e Comunicação Pública” “Princípios e desafios da Comunicação Pública”, “Política de Comunicação da Justiça Federal”, entre outros.
“A comunicação social tem um papel de relevância dentro e fora da instituição, não apenas no que se refere à difusão da imagem da Justiça Federal, mas principalmente à prestação de um serviço de informação efetivo ao público externo. Este Encontro possibilitou o aprimoramento dentro destas perspectivas”, declarou a servidora da SERCOM, Adriana Souza Daniel.
Além das palestras, alguns momentos de destaque do evento foram a troca de experiências e networking entre os profissionais da área de comunicação e também o compartilhamento das boas práticas de comunicação entre os TRFs, Seções e Subseções da Justiça Federal.
Ao final do Encontro, os participantes puderam discutir propostas para compor a Carta de Brasília, que compacta sugestões voltadas ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pelas assessorias de comunicação da Justiça Federal, a partir dos resultados produzidos nestes dois dias de discussões. O documento será encaminhado aos dirigentes do CJF e TRFs.
Essa matéria está associada ao ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).