A Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) promoveu, no dia 12 de novembro e 2024, o 1° Mutirão Previdenciário de Taguatinga, em parceria com o Centro Pop Taguatinga, a Defensoria Pública da União (DPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). O evento atraiu centenas de pessoas em situação de rua em busca de atendimento.
Durante o mutirão, foram realizadas 38 perícias médicas e 43 acordos previdenciários, reforçando o compromisso com a inclusão social e o acesso à justiça.
Justiça Acessível
Desde 2021, a SJDF já participou de oito mutirões voltados especificamente para a população em situação de rua (PopRuaJud). O mutirão de Taguatinga marcou o primeiro realizado fora do Plano Piloto. Centenas de acordos foram alcançados ao longo desses três anos, acompanhando uma crescente demanda pelos serviços oferecidos.
Para o diretor do Foro, juiz federal Márcio Barbosa Maia, a meta é tornar os mutirões um serviço permanente na região. “Considerando que a demanda reprimida é muito alta, a realização do mutirão em Taguatinga aproxima a concretização desse importante projeto, que atenderá diretamente as necessidades dessa comunidade”, enfatizou o magistrado.
O juiz federal substituto da 26ª Vara e coordenador do Comitê Seccional PopRuaJud da SJDF, Marcos José Brito Ribeiro, celebrou o amadurecimento do trabalho do Comitê. “Essa era uma reivindicação antiga, pois permite que a prestação jurisdicional ocorra no próprio local onde as pessoas atendidas pelo Centro Pop recebem acolhimento diário. Esse contato direto nos possibilita entender melhor a realidade e os desafios enfrentados pelas pessoas em situação de rua, fortalecendo nosso compromisso com a comunidade”, comentou o magistrado.