A Seção Judiciária do Maranhão, em sua busca contínua por inovação e modernização nas atividades jurídicas, iniciou um treinamento inovador na área de Inteligência Artificial (IA). A iniciativa parte da consulta realizada pela Direção do Foro ao juiz federal Rafael Lima da Costa, visando um projeto de treinamento voltado para o uso preliminar de IA nas unidades judiciárias.
Com a proposta do Curso de IA Generativa para o Judiciário, a equipe de instrutores, composta pelos juízes federais Naíber Pontes de Almeida e Rafael Lima da Costa, promete uma imersão intensiva no universo da IA com foco nas aplicações práticas dentro do ambiente jurídico.
A capacitação, que ocorre de 05 a 08 de novembro, terá carga horária diária de 4 horas para 22 assessores de São Luís, Imperatriz, Caxias e Bacabal. Durante os dias de treinamento, serão introduzidos aos conceitos fundamentais da IA aplicada ao Direito, explorando desde os princípios básicos até casos práticos na Justiça Federal.
Uma das ênfases será a demonstração de ferramentas de IA, como ChatGPT, Claude e Gemini, com exemplos concretos de sua utilização no dia a dia das varas.
Na apresentação inicial, o Dr. Rafael Lima da Costa esclareceu que a inteligência artificial é uma ferramenta cheia de possibilidades e garantiu que as aulas abordarão também os usos inadequados dessa tecnologia, para que se possa criar um ambiente totalmente seguro e com conhecimento dos limites do uso da IA.
O treinamento é um marco no avanço tecnológico da Justiça Federal e o primeiro a ser realizado para assessores na 1ª Região. Com isso, a Seção Judiciária do Maranhão reafirma seu compromisso com a inovação e a excelência nos serviços prestados à sociedade.