No período de 26 a 28 de agosto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) promove a primeira edição da Jornada da Conciliação, destinada a magistradas e magistrados federais e estaduais, servidoras e servidores judiciários e demais atores do sistema de justiça.
Com realização na sede da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), em São Luís, a partir das 9h (horário de Brasília), e transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal da Escola, o evento contará com a participação de desembargadoras, desembargadores, juízas e juízes federais do TRF1, bem como do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca e de magistradas e magistrados da Justiça maranhense.
Confira neste link a íntegra da programação dos três dias de evento
A Jornada é dirigida pela desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, vice-presidente do TRF1; pelos desembargadores federais Jamil de Jesus Oliveira, diretor da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf); Carlos Pires Brandão, coordenador do Sistema de Conciliação da 1ª Região (SistCon); César Jatahy, coordenador dos Juizados Especiais Federais (Cojef); e Pablo Zuniga Dourado, coordenador-geral do evento, e pelo juiz federal George Ribeiro da Silva, diretor do foro da SJMA.
A iniciativa tem a finalidade de promover a aprendizagem de novas práticas, além de debater e elaborar enunciados que contribuam para a eficiência, a modernização e a melhoria da prestação jurisdicional sobre a conciliação nas Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região.
Oficina de Gestão de Metas
Durante o evento, será realizada a primeira Oficina de Gestão de Metas, a fim de capacitar os participantes na implementação de boas práticas e na gestão eficiente de metas processuais, utilizando ferramentas tecnológicas e técnicas de gestão moderna para aprimorar a produtividade e a eficiência das unidades judiciais.
Nela, serão abordados temas práticos e relevantes para a melhoria da gestão judicial e a implementação de novas tecnologias, como: técnicas de gestão e uso eficiente dos sistemas judiciais para monitorar, controlar e alcançar metas processuais; estratégias de gestão de resultados específicos para os Juizados Especiais Federais; e uso de tecnologias avançadas como inteligência artificial e big data para modernizar os procedimentos judiciais.
Inscrições e envio de enunciados
Os interessados em participar presencialmente da Jornada e da Oficina devem se inscrever por meio de formulário on-line disponibilizado pela Esmaf.
Clique neste link para fazer a sua inscrição
Além de assistir aos painéis e fazer parte da oficina, os participantes do evento também podem enviar até cinco propostas de enunciados que abordem a interpretação de normas jurídicas ou discorram sobre práticas relativas ao campo do Sistema de Conciliação e da gestão de metas das unidades judiciais das Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região.
As propostas serão selecionadas, de acordo com o tema, por quatro Comissões de Enunciados: de Estímulo à Conciliação e Mediação; de Prevenção e Solução Extrajudicial em Litígios Difusos e Coletivos; de Desjudicialização nos Juizados Especiais Federais; e de Novas formas de solução de conflitos e novas tecnologias.
Essas propostas devem ser submetidas até o dia 23 de agosto exclusivamente por meio de formulário on-line.
Clique neste link para enviar propostas de enunciados.
Mais informações no Edital de Convocação.
Fonte: Tribunal Regional Federal da 1ª Região/Assessoria de Comunicação Social.